Redator/colaborador do Batera.com.br - notícias, entrevistas, artigos e biografias. Contato com assessorias de imprensa e produtoras, bandas, músicos, bateristas e percussionistas. Formado em jornalismo, músico e fotógrafo profissional (navios de cruzeiro internacional) e autônomo (produtos, eventos). Repórter em rádio AM; produtora de vídeo e TV; revistas especializadas (contas, marketing); jornais impressos; assessoria de imprensa (conteúdo, webrelease, redes sociais; SEO; Analytics).

'74 Jailbreak: Disco do AC/DC completa 30 anos

15 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
Lançado em 15 de outubro de 1984, o disco '74 Jailbreak do AC/DC completa 30 anos hoje. Com apenas três faixas no lado A, e mais duas no lado B, este disco contou com três dos bateristas que passaram pela banda: Peter Clack, Tony Currenti e Phil Rudd ? que gravou a bateria da faixa-título, "Jailbreak".

Com selo da ATCO Records, o EP da banda australiana de Hard Rock foi gravado entre 1974 e 1976. Pela gravadora Atlantic, contou com a produção de Harry Vanda e George Young. Mesmo sendo um clássico, o grupo tem  Back in Black como o segundo álbum mais vendido da história do rock - 50 milhões de vendas, atrás apenas de "Thriller" de Michael Jackson com mais de 110 milhões de cópias vendidas.

Entre os disco Flick of the Switch (1983) e Fly on the Wall (1985), '74 Jailbreak foi lançado principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Japão, com cinco trilhas de hard-rock/blues que anteriormente foram lançadas apenas na Austrália em vinil de 12 polegadas. Nos EUA, com 1 milhão de cópias vendidas, foi disco de platina.

A primeira faixa "Jailbreak", saiu na versão australiana do álbum Dirty Deeds Done Dirt Cheap (originalmente em junho de 1976), e também foi lançada como um single e videoclipe. Outra música do EP que se destacou foi "Baby Please Don't Go". Mais tarde, já em 2003, o EP foi relançado mundialmente na série Remasters AC/DC.

Na gravação, '74 Jilbreak contou com Bon Scott (Vocal); Angus Young (Guitarra); Malcolm Young (Guitarra, vocal de apoio); George Young (Baixo); Mark Evans (Baixo) em "Jailbreak"; Peter Clack (Bateria); Tony Currenti (Bateria); e Phil Rudd (Bateria) em "Jailbreak".
 

Lado A

"Jailbreak" (Bon Scott, Malcolm Young, Angus Young) - 4:40
"You Ain't Got A Hold On Me" (Bon Scott, Malcolm Young, Angus Young) - 3:30
"Show Business" (Bon Scott, Malcolm Young, Angus Young) - 4:43

Lado B

"Soul Stripper" (Malcolm Young, Angus Young) - 6:23
"Baby Please Don't Go" (Joe Williams) - 4:50
 
 
Assista abaixo ao vídeo original de Jailbreak - AC/DC

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos