Nina Pará é natural de São Paulo, e baterista profissional há mais de 10 anos. Iniciou sua carreira tocando em bandas de hard rock e metal, gravando um CD com o KAVLA e outro mais recente com o Illustria. Já tocou como freelancer na banda Barra da Saia e com o cantor Landau. Gravou três discos com a banda Lacme. Atualmente faz parte das banda SUN (rock pop), CRATS (instrumental) e Ronaldo e os Impedidos. A baterista dá aulas em seu estúdio, na região da Vila Mariana/SP, e realiza workshops em São Paulo e outros Estados do país. É patrocinada pelas marcas Pearl Drums, Peles Luen Dudu Portes, Site BateraClube, Baquetas SolidDrums e AleBags. Tem parceria com a DrumPads.

Começando pelo começo

27 de junho de 2011, por Nina Pará
É com grande alegria que começo a escrever no site batera.com.br!

Esse é o primeiro video de uma sequência que vou postar aqui no site. Escolhi esse formato por ser mais dinâmico.

Esse material tem a intenção de transmitir para outros bateras, sejam iniciantes ou iniciados, a minha experiência como musicista até hoje. Afinal, conhecimento nunca é demais. E claro, a intenção não é substituir o professor, pelo contrário, é mostrar ao estudante o quão extenso e complexo é o estudo de bateria e que o acompanhamento de um bom professor é muito importante para o desenvolvimento correto das técnicas.

Resolvi começar pelo início, explicando os fundamentos, movimentos, técnica de pulso, dedos, Moeller, porque julgo de extrema importância o domínio dessas técnicas para se tocar bem o instrumento. Através delas você vai adquirir precisão, firmeza, pegada, dinâmica, velocidade e resistência. Ao longo das postagens dos vídeos abordarei essas técnicas, bem como outros exercícios e dicas.

Nesse primeiro video dou dicas do equipamento necessário para começar a estudar bateria (o controle da baqueta e os movimentos), os métodos que eu costumo utilizar com meus alunos, a importância do acompanhamento dos estudos por um professor, entre outras. Os próximos capítulos já terão exercícios práticos e mais dicas.

Lembre-se, o básico é essencial. É a estrutura, a base, e é de extrema importância para você desenvolver sua maneira de tocar. É como a construção de uma casa. Se a estrutura dela não for sólida, bem montada, resistente, precisará de reformas no decorrer do tempo.

Espero que gostem!

Nina Pará



  

Tags: estudo | tecnica | video
Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos