Nascido em Brasília-DF, Acácio Carvalho começou a tocar bateria aos 9 anos de idade. Estudou na Escola de Música de Brasília e lecionou nas principais escolas de música da cidade, incluindo o Instituto Bateras Beat. Fez parte de bandas como "Dark Avenger" e "Vougan",as quais lhe proporcionaram exposição internacional. Em 2009 se mudou para os EUA e deste então vem gravando e se apresentando com bandas e artistas ao redor do mundo.

Como organizar suas sessões de estudo

28 de março de 2012, por Acacio Carvalho
Eu fui professor de bateria por longos anos, passei por diversas escolas de música e tive a oportunidade de observar como as pessoas em geral têm uma enorme dificuldade em organizar suas sessões de estudo. Como você pode imaginar, cada pessoa tem uma maneira diferente de absorver informações e desenvolver suas habilidades, mas alguns métodos funcionam para a maioria. Abaixo estão algumas sugestões que podem ajudar você a aproveitar ao máximo suas sessões de estudo:

- Horário: Disciplina é muito importante para o desenvolvimento de qualquer habilidade, os seus estudos musicais não são exceção. Praticar todos os dias no mesmo horário ajuda a condicionar o seu cérebro a esta atividade. Isto é importante porque as sessões podem se tornar muito repetitivas e você pode perder a motivação com o passar do tempo. Praticando sempre nos mesmo horário você vai se “acostumar” com uma rotina e, mesmo se sua motivação estiver em baixa, as suas chances de continuar praticando são maiores por causa da rotina que já está formada.

- Tempo de estudo: Eu considero este um fator importante por um motivo simples: Você não é um robô. Praticar é extremamente importante, mas moderação também é importante. Aprenda os seus limites e tente superá-los aos poucos. Não adianta você praticar 8 horas em um dia e não conseguir manter esta rotina durante os próximos meses. Você precisa ter consistência quando pratica, 30 minutos de prática todos os dias é mais aconselhável do que cinco horas de estudos uma vez por semana. 

- Local: Eu particularmente me sinto melhor para treinar em um ambiente organizado. Tente preparar o seu ambiente de estudos da melhor maneira possível, mantenha a bateria sempre afinada, pedais regulados, peles novas, e compre o melhor banco que você puder comprar. O ambiente é um grande fator que ajuda a te manter motivado e pronto para superar os obstáculos que os estudos trarão.

- Conteúdo: Procure dividir suas sessões de estudo em diferentes partes. Uma parte para mãos, outra para os pés, independência, resistência, improvisação, etc. As pessoas sempre me perguntam o que exatamente deveriam praticar, mas infelizmente a resposta só poderia ser dada se eu estivesse acompanhando esta pessoa durante as sessões por pelo menos alguns meses. Um conselho que serve para todos é: Pratique coisas novas. Se você praticar elementos com os quais você se sente confortável, você estará limitando o seu potencial. Eu sigo uma regra geral para me ajudar a “medir” este conceito: Se eu me sentir confortável praticando um certo exercício, é hora de buscar algo novo. Apartir do momento que o exercício se torna confortável você já não está mais aprendendo.

- Foco: Mesmo seguindo os detalhes sugeridos anteriormente, os seus estudos não trarão grandes resultados se você não estiver focado, por isso seguir um horário é importante. A partir do momento que você começa a praticar, você precisa esquecer do mundo completamente e se concentrar no que você está praticando. Procure bloquear qualquer coisa que possa atrapalhar o seu desenvolvimento, inclusive seus próprios pensamentos. Continue seguindo a sua rotina e plano de estudos a risca até quando você sentir a necessidade de adicionar algo novo, mudar alguns exercícios ou a duração das sessões. Procure sempre usar o metrônomo e se concentre na precisão e fluência dos exercícios, nunca na velocidade.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar melhor cada sessão de estudos, mantendo a motivação em alta e vendo os resultados com seus próprios olhos. Lembre-se que as possibilidades são ilimitadas e só cabe a você buscar a constante melhora de suas habilidades.

Um grande abraço e bons estudos!

Acacio Carvalho

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos