Redator/colaborador do Batera.com.br - notícias, entrevistas, artigos e biografias. Contato com assessorias de imprensa e produtoras, bandas, músicos, bateristas e percussionistas. Formado em jornalismo, músico e fotógrafo profissional (navios de cruzeiro internacional) e autônomo (produtos, eventos). Repórter em rádio AM; produtora de vídeo e TV; revistas especializadas (contas, marketing); jornais impressos; assessoria de imprensa (conteúdo, webrelease, redes sociais; SEO; Analytics).

Dia do Compositor Brasileiro no Batera

07 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
Hoje, dia 7 de outubro, é celebrado em todo território nacional, o Dia do Compositor Brasileiro - data representada por artistas que são sempre lembrados pela maioria, apesar da fama dos nossos compositores, nos quatro cantos mundo. Desde duplas, parcerias e colaborações, o Brasil tem músicos que comemoram este dia fazendo bastante sucesso em seu país e no exterior.

Tom Jobim e Chico Buarque, Erasmo e Roberto Carlos, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre tantos de diferentes épocas, em parcerias ou não, a exemplo de Dori Caymmi, Milton Nascimento, Alceu Valença, os mais novos, como Arnaldo Antunes, Lenine e Samuel Rosa, por exemplo, entre outros tantos nomes, são todos dignos de serem homenageados hoje e sempre, por suas contribuições na música brasileira.

Dom percebido em poucos músicos, escritores, letristas e poetas da música brasileira, saber compor - do verbo transitivo usado para formar algo a partir de várias coisas, como compor uma canção, segundo nosso bom e velho dicionário, pode parecer fácil ao pé da letra, mas pensando em música, a tarefa não é tão simples assim. O mesmo vale para a categoria de bateristas, percuteristas e percussionistas.

Aliás, talvez o ponto X seja este, ter e saber usar a capacidade de, sem imitar, mas é claro que, sob influência de uma porção de fatores - informações, técnicas de expressão e sentimentos - produzir e inventar, criar, arranjar e harmonizar uma composição musical. São os detalhes que nos diferem de mestres e artistas que compõe canções, harmonias e melodias, letras e, por que não, ritmos, batidas, dinâmicas e levadas.

Se cantores e poetas são lembrados também como compositores, então existe uma infinita lista de bateristas e percussionistas compositores que são lembrados e homenageados nesta data. Para a alegria, ego, reconhecimento ou vaidade, justa ou simples fama de instrumentistas, este Dia do Compositor é muito bem representado por gente da área como, Naná Vasconcelos, Wilson das Neves, Airto Moreira e por aí vai.

Além de gente como Nenê Batera, Mestre Dalua percussionista também ligado à capoeira, é preciso cometer a injustiça de citar alguns dos vários compositores da atualidade, mas afim de representar todo compositor brasileiro da bateria e percussão - bateristas como Tuto Ferraz, Bruno Gafanhoto, Cássio Cunha, o percussionista pernambucano Gustavo Da Lua, Guga Machado, Caio Ignácio e tantos outros que levam o swing, ritmos e gêneros da música brasileira ao resto do planeta.
 
 

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos