Redator/colaborador do Batera.com.br - notícias, entrevistas, artigos e biografias. Contato com assessorias de imprensa e produtoras, bandas, músicos, bateristas e percussionistas. Formado em jornalismo, músico e fotógrafo profissional (navios de cruzeiro internacional) e autônomo (produtos, eventos). Repórter em rádio AM; produtora de vídeo e TV; revistas especializadas (contas, marketing); jornais impressos; assessoria de imprensa (conteúdo, webrelease, redes sociais; SEO; Analytics).

Dream Theater celebra 20 anos do álbum "Awake"

04 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
Há exatos 20 anos, no dia 4 de outubro de 1994, o Dream Theater lançava o álbum Awake, terceiro trabalho do grupo de Heavy Metal Progressivo. Gravado entre maio e julho daquele ano nos estúdios norte-americanos One on One e Devonshire, em Los Angeles (EUA), Awake foi lançado pela EastWest Records e produzido por John Purdell e Duane Baron. Disco clássico da banda, Awake recebeu boas críticas sendo considerado o mais pesado do grupo.

Ainda no começo da carreira, a banda era formada pelo baterista Mike Portnoy, o baixista John Myung, Kevin Moore no teclado, James LaBrie na voz e o guitarrista John Petrucci. E após o sucesso comercial de Images and Words, o Dream Theater voltou ao estúdio em 1994, com prazo de gravação definido e muita pressão da gravadora que havia firmado os termos de gravação.

Pouco antes da mixagem do álbum, o tecladista Kevin Moore resolveu deixar a banda para seguir outros caminhos musicais - fato que revoltou e não agradou os fãs do grupo que ficou chocado com a decisão. Com isso, os demais integrantes saíram à procura de um novo tecladista para o lugar de Kevin na turnê de divulgação do Awake. A banda acabou por descobrir Derek Sherinian, que logo se ofereceu para tocar na turnê.

Além desses, outros episódios ocorreram durante a turnê, a exemplo do vocalista James LaBrie, por exemplo, que sofreu uma intoxicação alimentar em Cuba. Segundo a mídia da época, ele teria rompido as cordas vocais de tanto vomitar. Alertado para descansar a voz por alguns meses até restabelecer suas habilidades vocais, James não seguiu as ordens médicas e voltou para a turnê, recebendo críticas sobre a qualidade de sua voz que fãs e críticos puderam notar a mudança de timbre e alcance das notas altas.

Awake é o segundo álbum mais vendido do Dream Theater, perdendo apenas para Images and Words, e continua entre os mais vendidos até hoje. A maioria das faixas são as favoritas nos shows, apesar de "Innocence Faded" ser raramente apresentada e "Space-Dye Vest" nunca ter sido tocada ao vivo até 2014, que a banda dizia não ser adequada para tocar por ser uma música do tecladista Kevin. Para a maioria de seus fãs, Awake é extremamente recomendado para curte música pesada e bem trabalhada.

Galeria de imagens

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos