Baterista, bacharel em Música e pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Cantareira/SP. Estudou com Douglas “ShakerHand” Las Casas, Giba Favery e Bob Wyatt. Fez diversos cursos na área de educação musical, com os professores Teca Alencar, Carlos Miró (Chile), Iramar Rodrigues (Instituto Dalcroze - Genebra), Violeta Hemsy de Gainza (Argentina) e outros. Atua como freelancer, leciona bateria, teoria musical e prática de conjunto pelas prefeituras de Alumínio/SP e Vargem Grande Paulista/SP.

Estudo das semicolcheias - parte 1

27 de maio de 2011, por Márcio Simões

Olá pessoal do site Batera.com.br. É com prazer que inicio minhas atividades neste espaço tão importante para nós bateristas, e desde já, agradeço a oportunidade a todos da equipe, em especial ao Magoo... muito obrigado! Pretendo compartilhar com vocês alguns assuntos que fazem parte da minha rotina de estudos e me são muito úteis; espero que, de alguma forma, sejam úteis pra vocês também.

Iniciaremos com o estudo da semicolcheia, figura que vale 1/4 da semínima, que estará representando o pulso. Em outras palavras, para cada tempo (pulso), temos 4 semicolcheias. Para o estudo, é recomendado o uso do metrônomo, ou ainda, a marcação do chimbal com o pé, para não perdermos a referência do tempo. Comece devagar (60 bpm) e vá aumentando gradativamente o andamento.

Utilizaremos o padrão D E D E, ou seja, tocaremos com a mão direita a 1ª e a 3ª semicolcheia, e com a mão esquerda a 2ª e a 4ª semicolcheia:

Agora vamos analisar cada combinação destas semicolcheias. Para cada combinação, teremos uma nova possibilidade de aplicação (que veremos futuramente), e também uma sonoridade diferente. É importante que tenhamos assimiladas  cada uma destas possibilidades.

É isso. Dúvidas ou comentários, podem entrar em contato pelo email: marcio_sluiz@yahoo.com.br.      

Abraços e até a próxima!

 

Tags: caixa | estudo | leitura
Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos