Nathana Lacerda - Jornalista Taiana Bueno - Jornalista Rafael Ferraz - Jornalista Daniel Cury - Redator

Lynyrd Skynyrd e o quarentão "Second Helping"

03 de abril de 2014, por Editorial
Toda grande estreia de pede uma boa sequência, mas poucas bandas conseguem lançar o segundo álbum melhor que o de lançamento. E a banda Lynyrd Skynyrd de southern rock é uma rara exceção, e lançou um segundo e aclamado disco de sucesso em abril de 1974, o "Second Helping". Grande responsável por um catálogo de 60 álbuns e mais de 30 milhões de vendas em todo o mundo, o disco completa hoje 40 anos.

Gravado no Record Plant Studios, em Los Angeles (EUA), pela gravadora MCA e produção de Al Kooper, o quarentão traz o conhecido hit "Sweet Home Alabama". O single rendeu disco de ouro em junho daquele ano, alcançou o oitavo lugar no top 100 da Billboard e foi o primeiro trabalho com três guitarristas, formação característica da banda que continua sendo um ícone que agrada várias gerações. 

"Second Helping" ajudou a definir os parâmetros de como um álbum de southern rock deve ser. Para muitos, o registro capta o auge do Skynyrd que poderia ter terminado em um pântano Mississippi com a *queda do avião particular da banda. Mas segundo relatos do engenheiro de som Kevin Elson na biografia, a gravação do álbum já começava turbulenta:

"O problema é que nós estávamos no estúdio 1, os Eagles (The Eagles) estavam no outro, Stevie Wonder estava gravando no terceiro, e John Lennon e Jackson Browne estavam ao redor. A banda se sentiu nervosa bastante tempo, especialmente no dia em que John Lennon esteve em nossa sala de controle. Eles ficaram congelados - foi o fim do trabalho naquele dia", diz Kevin Elson.

Apesar da polêmica letra envolvendo o músico Neil Young, "Sweet Home Alabama" virou sucesso que sempre é lembrado com outras canções famosas que expressam as frustrações e aspirações daqueles residentes no sul. Fugindo da concepção comum de que não passavam de reacionários daquela época, a gravadora MCA chegou até acrescentar a bandeira confederada no palco dos shows.

Com os excessos das turnês e uma série de shows pela Europa, a saúde do baterista Bob Burns o forçou 'pendurar as baquetas' e ceder seu lugar para o baterista Artimus Pyle. Nessa gravação participam Ronnie Van Zant (vocal); Gary Rossington (guitarra solo e violão); Allen Collins (guitarra rítmica); Ed King (slide, guitarra e baixo - faixa 2); Billy Powell (teclado/piano); Leon Wilkeson (baixo) e Bob Burns (bateria).
 

*Em outubro de 1977, o acidente aéreo com apenas dois sobreviventes, matou 26 pessoas, incluindo a tripulação, roadies, o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã Cassie Gaines. Desde então seguem na estrada Billy Powell, Ean Evans, Allen Collins, Leon e Hughie Thomasson Wilkeson, e fazendo shows do último  álbum Last of a Dyin’ Breed (2012).

Second Helping - Track Listing 
1. Sweet Home Alabama 
2. I Need You 
3. Não Ask Me No Questions 
4. Workin 'For MCA 
5. The Ballad of Curtis Loew 
6. Pântano Música 
7. A agulha ea colher 
8. Call Me The Breeze

Lynyrd Skynyrd:
Gary Rossington - Guitar 
Johnny Van Zant - Vocals 
Rickey Medlock - Guitar 
Mark "Sparky" Matejka - Guitar 
Michael Cartellone - Drums 
Johnny Colt - Bass 
Peter Keys - Keyboards 
Dale Krantz Rossington - Honkettes Backing Vocals 
Carol Chase - Honkettes Backing Vocals

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos