Nicko McBrain completa 30 anos gravando com o Iron Maiden

02 de setembro de 2013, por Site Batera
por RFerraz
Jornalista e redator do Batera.com.br
 
Foi no ano de 1983, depois de abrir alguns shows com sua antiga banda "Trust", que o baterista Nicko McBrain gravava seu primeiro álbum no Iron. Conhecido entre amigos e colegas pelo jeito divertido e sociável, Nicko tinha pegada psicodélica com som mais abafado, diferente do primeiro batera da banda. Nascido em 5 de junho de 1952 em Londres, hoje com 61 anos, tem um estilo único de tocar que influencia a maioria dos principais bateristas do gênero no mundo inteiro.

A troca, porém, aconteceu depois da saída do então baterista Clive Burr, em dezembro de 1982, e que faleceu com esclerose múltipla em março de 2013. Mesmo assinando com a grupo britânico no final daquele ano, foi só em 1983 que o londrino Nicko deixou sua marca oficial no Iron, quando gravou o aclamado disco, "Piece of Mind".

Lendário para a maioria dos fãs metaleiros e cabeludos, o álbum ficou marcado pela paródia com acusações de satanismo em mensagem escondida na canção "Still Life", que possui McBrain imitando o ditador Idi Amin Dada e arrotando, quando tocada de trás para frente. Trabalho que também marcou como o primeiro de três discos consecutivos gravados no Compass Point Studios. 

Michael Henry McBrain adotou o apelido "Nicko" na infância, por causa do seu urso de pelúcia chamado "Nicholas, the bear", quando seus pais passaram a chamar-lhe de "Nicky". Depois foi fácil chegar ao atual nome, quando um dia em reunião com produtores da gravadora CBS Records, o tecladista Billy Day apresentou seu parceiro de banda, McBrain, como "baterista italiano que se chama Neko". Apesar do errado, a sonoridade agradou e desde então o músico usa o nome artístico de Nicko McBrain.

Site oficial da banda:

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos