Músico paulistano, nascido em 1983, já tocou com Paula Lima, Banda Moinho, Jair Oliveira, Km7Nove, Ricardo Marques, Zach Ashton, Lan Lan e os Elaines, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Cidade Negra e Samuel Rosa, Rosanah, entre outros. Gravou em CDs de Ricky Vallen, Ricardo Marques, Karma, Shaman, República Djou, Rudilema, Nawaska, Sueli Batista (“Pássaro Passará” com Carlos Navas e Tetê Espíndola), entre outros. Lançou seu primeiro trabalho solo, "Mafagafo Jazz", em 2012. Guga também foi um dos precursores a tocar e difundir o instrumento Hang Drum no Brasil.

O Hang Drum vem chegando!

09 de outubro de 2013, por Guga Machado
Fala percussas e bateras!!! Estava meio sumido, mas volto hoje falando sobre o instrumento que tenho me apaixonado mais a cada dia: O HANG DRUM!

Depois que consegui adquirir o meu, tenho descoberto diversas formas de utilizá-lo nos mais variados tipos de música. Hoje o Hang é o carro chefe do meu show, o Mafagafo Jazz,  e além de ter um som incrível e ser esteticamente lindo, sai do lugar comum de instrumentos convencionais, algo que eu sempre digo e tento praticar, procurar o diferente.

Tenho notado um interesse muito grande dos mais diferentes tipos de músicos a respeito do HANG DRUM, que também é popularmente conhecido como "disco voador". Esse instrumento foi criado no ano de 2000 por um casal (Felix Rohner e Sabrina Schaer) em Berna, na Suíça, local onde fica a PANart, onde são feitos os exemplares originais, até hoje. 

Devido à dificuldade de se adquirir essa joia musical, tanto pelo preço quanto pela procura que excede a oferta da fábrica (fila de espera de anos), estão sendo produzidas pelo mundo algumas réplicas praticamente com a mesma qualidade dos originais suíços. É o caso do iusso "SPB", do "Disco Armonico" italiano, do "Hand Pan" americano e do "Caisa" alemão.

Aqui no Brasil ainda existem pouquíssimos exemplares do Hang Drum e podem ser vistos com os percussionistas Gustavo Di Dalva, Caíto Marcondes, Aly Bettin, Philipe Agnelli, Marco Lobo, entre alguns outros. É muito interessante notar que cada um utiliza o instrumento de uma forma muito particular e diferente. Veja aqui alguns exemplos de como o Hang tem sido usado no Brasil e nos mais variados tipos de música:

 
(Marco Lobo tocando um Hang original da PANart)

 
(Aly Bettin e Guga Machado, usando o SPB russo)

(Guga Machado com o Hand Pan US, experimeto com DJ Deeplick, música eletrônica)

 
(Primeiro encontro Brasileiro de Hangs, realizado em 2013 no Rio de Janeiro)

 
(Guga Machado, experimentando o Hang no JAZZ, com a cantora Tabatha Fher, com o trombonista Bocato e o guitarrista Dilson Laguna)

 
No exterior o Hang Drum é muito visto nas ruas, executados por excelentes "Hang Players" que são os casos de Daniel Waples de Davide Swarup.

 
(Daniel Waples, na Alemanhã)

 
(David Swarup, divulgação)
 

Um dos ícones do Hang que vem divulgando e desenvolvendo esse instrumento na música "pop" é o grande percussionista, baterista, Manu Delago. Delago acompanha a cantora Bjork em suas turnês, e no último disco da cantora "Biophilia", gravou Hang na faixa "Vírus",  ouça abaixo:

 
(Vírus-Bjork, com Manu Delago)
 

Aqui também, um vídeo muito bacana do Manu Delago experimentando e usando o Hang de varias formas:

 
(Manu Delago, experimentando)
 

Um dos meus favoritos também, é o multi instrumentista David Kuckhermann. Mostro abaixo dois vídeos desse excelente músico:

 
(Solo do David)
 
 
(Nadishana, com cajón, Hang e Baixo, interessantíssimo!!!)
 

São produzidas diversas escalas de Hangs nas mais variadas afinações, o que possibilita infinitas formas de usá-lo.

Divirta-se com esse instrumento maravilhoso que vem chegando cada dia com mais força na música mundial!

Espero que tenham gostado! Mandem perguntas, críticas, sugestões. Estou sempre aberto para essa troca! Estou esperando!

Saúde, sorte e muito som!
Guga Machado

Comentários

Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos