Quatro dicas para manter a paz com seus vizinhos

07 de dezembro de 2011, por Danny Brown
Se você for como eu, quando começou a tocar bateria ficou um pouco preocupado com a ideia de seus vizinhos chamarem a polícia. Ou pior, imaginou que sua família te apedrejaria até a morte!

Algumas pessoas simplesmente não aguentam barulho, mas não se preocupe. Se você está apenas começando, seu sonho de se tornar um grande baterista ainda pode se tornar realidade.

Existem algumas soluções rápidas para ajudar a manter a sua família, amigos e vizinhos em paz e, ao mesmo tempo permitindo que você toque bateria. Basta seguir estas quatro dicas...

1. Comunicar-se

Normalmente, a sua família e vizinhos são os mais afetados pela sua escolha em tocar bateria. Então, a coisa mais inteligente a fazer é ter uma pequena conversa com essas pessoas e achar uma maneira para que todos concordem com a situação.

Descubra se há horários melhores e/ou piores para você praticar sua bateria. Às vezes as pessoas podem ficar muito irritadas com alguma coisa, e simplesmente nunca falar nada sobre isso. Você não quer "inimigos em silêncio, né?." Esse tipo de pessoa tende  a falar nas suas costas!

2. Investir em abafadores de pratos e tambores

Eu revesti as paredes do meu quartinho de estudos com carpete. Isso me ajuda a manter o som ali dentro.

Mas, se você não estiver interessado em um carpete felpudo por qualquer motivo, considere usar pads [abafadores] para os seus tambores e pratos. Estes acessórios reduzem significativamente a quantidade de som do seu instrumento.

Sou o primeiro a admitir que tocar com os pads não chega nem perto da sensação de tocar com a bateria ‘livre’, mas com certeza isso vai te trazer muito mais tranquilidade.

3. Faça um isolamento acústico para a sua sala de estudos
 
Você realmente não tem que gastar tanto dinheiro no seu quartinho de estudos como os bateristas profissionais fazem.

Você pode facilmente criar seu próprio quarto com isolamento acústico com alguns retalhos de carpete. Eu já mencionei que tenho um tapete felpudo no meu piso e nas paredes. Isso faz um excelente trabalho. Os meus vizinhos vão me ouvir somente se eu abrir as janelas, o que eu faço às vezes, em raras ocasiões.

De qualquer forma, pedaços de tapete propiciam um excelente isolamento. Vá até uma loja de carpetes e veja se há retalhos disponíveis. Então, cole-os nas paredes e no teto do seu quartinho. Se estes os retalhos forem muito finos, forme algumas camadas.
 
4. Tocar com bateria eletrônica

Um kit eletrônico não é para todos. De fato, alguns bateristas os odeiam porque dizem que não são realmente tambores. A teoria é - a bateria é um instrumento acústico, e ligando ‘uma coisa’ a uma tomada elétrica, ela não é mais acústica.

Seja qual for sua teoria, se você vive em um espaço pequeno e não tem nenhuma outra maneira para manter o seu volume baixo o suficiente para agradar a todos, um kit eletrônico pode ser a melhor solução.

Com a opção de ajustar o volume em seu fone de ouvido, você pode realmente tocar tão alto quanto quiser.

Experimente alguns modelos para ter sua própria opinião.
 
Conclusão

As pessoas vão tentar te impedir de tocar porque elas simplesmente não conseguem lidar com o volume, o que é compreensível. Não deixe que ninguém roube a sua diversão! Se você gosta de bateria, toque todos os dias, mas faça com alguma consideração, e então você poderá fazê-lo em paz.

Danny Brown is the author of the "How to Play Drums" e-Letter! Learn toplay the drums and excel – Subscribe to his FREE Drum Tips e-Letter and download his FREE Special Report: Drummer Essentials at: http://www.dbdrumtips.com

Tags: barulho | dicas | silêncio
Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos