Nascido em Brasília-DF, Acácio Carvalho começou a tocar bateria aos 9 anos de idade. Estudou na Escola de Música de Brasília e lecionou nas principais escolas de música da cidade, incluindo o Instituto Bateras Beat. Fez parte de bandas como "Dark Avenger" e "Vougan",as quais lhe proporcionaram exposição internacional. Em 2009 se mudou para os EUA e deste então vem gravando e se apresentando com bandas e artistas ao redor do mundo.

Reconhecendo seus sonhos

05 de junho de 2012, por Acacio Carvalho
Olá galera!

Eu tenho tocado bateria por praticamente toda minha vida, comecei quando tinha nove anos de idade e o instrumento esteve presente em todas as fases e mudanças que aconteceram na minha vida desde então. Quando comecei, a minha única intenção era tocar as músicas das minhas bandas preferidas na época, como Iron Maiden e Kiss. O tempo foi passando e aquela “diversão” se tornou o meu trabalho, e com esta mudança eu passei a ter novas expectativas com relação a esta atividade. Estas expectativas são a chave para a percepção do sucesso pessoal e profissional, e é sobre esta percepção que vou escrever neste artigo.

Como todos nós sabemos, cada pessoa tem uma perspectiva diferente com relação a diversos assuntos. Porém, esta perspectiva é o principal fator para o que as pessoas costumam chamar de “felicidade”. Você se surpreenderia se soubesse como alguns “Rockstars”, apesar de todo o sucesso, fama, dinheiro, etc, consideram que tudo aquilo ainda não é suficiente. Estou falando de artistas que venderam milhões de discos durante suas carreiras e tocam para milhares de pessoas quase diariamente ao redor do mundo inteiro. Eu já havia notado este tipo de percepção anteriormente, mas somente alguns anos atrás realmente parei para pensar a respeito.

A sensação de satisfação ao alcançar um objetivo é extremamente importante para que você se mantenha motivado, mas para isto acontecer você precisa ter um objetivo claro. Se você perguntar às pessoas, elas vão afirmar que têm objetivos e que estão em busca deles, mas muitas vezes estes objetivos são tão abstratos que as pessoas nunca chegam a ter aquela sensação de “dever cumprido” ao alcançá-los.

Quando lecionava bateria em Brasília, eu costumava conversar com meus alunos mais novos a respeito do que eles buscavam como futuros bateristas. Os objetivos mais comuns eram: 1- Quero ser o melhor baterista que eu puder ser; 2- Quero ser famoso. Todos estes objetivos são completamente válidos e de certa forma fazem parte dos sonhos de qualquer artista, o problema é que ambos são tão abstratos que, mesmo se você alcançá-los será muito difícil perceber. Afinal, qual é a “medida” que vai te dizer quando você chegou no seu limite de habilidade, ou seja, você se tornou o melhor baterista que você poderia se tornar? É impossível alcançar um objetivo abstrato como este. Mas, por exemplo, se o seu objetivo for tocar semicolcheias a 200bpm, você vai saber exatamente quando este objetivo for alcançado, e vai ser mais fácil você se manter motivado ao ver que seu esforço trouxe resultados.

Acredite! 99% dos artistas têm como objetivo serem famosos, apesar de muitos negarem este fato. Se o seu objetivo é ficar famoso tocando bateria, ótimo, mas o que você considera ser famoso? Vender um milhão de discos? Aparecer em capas de revistas? Tocar ao redor do mundo? Ser endorsee de grandes empresas? Seja o que for, tenha o objetivo claro em sua mente e busque alcançar aquele objetivo especificamente. “Ter sucesso” ou “ser famoso” são conceitos muito abstratos para servirem como objetivos. Vários artistas alcançaram o que a maioria das pessoas consideraria o “sucesso”, porém, na percepção do artista ele ainda não conseguiu o que buscava. Pode ser que ele realmente ainda esteja em busca de algo concreto para realizar, ou pode ser simplesmente porque ele não tinha uma referência clara do que seria o sucesso, portanto quando o sucesso veio, ele não conseguiu reconhecer, e continua à espera de algo que não existe, para finalmente ter aquela sensação de que o objetivo foi realizado.

Escrevi estes exemplos para ajudar você a entender melhor a mensagem que eu quero passar. Mantenha os seus padrões altos, sonhe alto, mas tenha os seus sonhos bem definidos. Trace linhas de chegada para cada um de seus sonhos, sejam eles quais forem. Procure um jeito de reconhecê-los quando eles se realizarem. Assim você vai ter mais motivação para alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, ter mais satisfação de uma maneira geral, pois você vai sempre saber a distância que se encontra dos seus sonhos e vai se sentir muito melhor ao realizá-los.

Um grande abraço!

Acacio Carvalho
Tags: carreira | dicas | estudos
Veja também: Artigos recentes | Pesquisar artigos | Autores | Todos os artigos