Adam Nussbaum

29 de novembro de 2013, por Editorial
Adam Nussbaum cresceu em Norwalk, Connecticut, e começou a tocar bateria com 12 anos, depois de estudar piano por cinco anos, também tocava baixo e saxofone quando adolescente. Ele se mudou para Nova York em 1975 para participar do Centro de Miles Davis para Artes Cênicas. 

Primeiro, lecionou como professor adjunto na New School e na Universidade Estadual de Nova York, em Purchase, mas antes, quando aluno, teve aulas com Joe Cusatis e Charli Persip.

Assim, começou a trabalhar com Albert Dailey, Monty Waters, Joe Lee Wilson e Sheila Jordan, e ainda tocou com Sonny Rollins, em 1977, em Milwaukee. Em 1978, juntou-se ao quinteto de Dave Liebman e fez sua primeira turnê pela Europa com John Scofield. Durante o início dos anos oitenta, continuou a trabalhar com John Scofield em um trio com Steve Swallow.

Em 1983, entrou na Orquestra de Gil Evans e também tocou até com o mestre Stan Getz. Mais tarde, se juntou a Eliane Elias, Randy Brecker Quartet, Gary Burton, e Toots Thielemans e, em 1987, começou a turnê com o Michael Brecker Quintet. Em 1988, eles gravaram a canção vencedora de Grammy "Dont Try This At Home". 

Durante 1992, fazia parte da Carla Bley Big Band, mesmo ano em que John Abercrombie o contratou para completar seu trio com o órgão de Dan Wall. Hoje, ainda ativo na Abercrombie, acompanha George Gruntz Concert Jazz Band & Trio, James Moody Quartet, Steve Swallow Trio, Quarteto de Kenny Wheeler e Jerry Bergonzi Quartet, e também com o grande Sonny Rollins.

Seu traço mais forte como baterista é sua notável versatilidade, seu “straight-ahead” tocando com James Moody, e seu tempo elástico e explosivo. Quando está tocando em ambiente big band como George Gruntz ou com a WDR Big Band, Nussbaum dá a cada solista exatamente o tempo e a dimensão que precisam.

Adam Nussbaum traz com ele muitos anos de experiência na música e educador de bateristas a nível universitário, e as anuais e populares jam sessions de jazz, no "Jamey Abersold". Mais informações sobre o artista podem ser vistas no site oficial: www.adamnussbaum.com

Comentários

Veja também: Todas as biografias