Alan Dawson

14 de julho de 2013, por Editorial

Nascido na cidade Marietta, no estado americano da Pensilvânia, foi criado em Roxbury, no Massachusetts. O batera Alan Dawson serviu o Exército e esteve na Guerra da Coréia. Dawson tocou na banda do Exército, de 1951 até 1953, e vem da era "pós-bop", com o pianista Sabby Lewis. Depois de ser liberado das forças armadas, Alan viajou pela Europa com Lionel Hampton.

Lembrado como professor, começou a ensinar música na Berklee College of Music , em 1957. Foi mestre de Tony Williams, Sawyer Brown e do baterista Joseph Smyth. Outros ex-alunos incluem músicos como Terri Lyne Carrington, Vinnie Colaiuta, Steve Smith, Kenwood Dennard, Gerry Hemingway, Jeff Sipe e muitos outros.

Com estilo único de ensinar música, o batera não concentrava seu ensino somente na percussão, e na área rítmica. Ele ressaltava a importância de aprender melodia e a estrutura de uma canção para melhor cumprir o papel de acompanhamento. Sempre esforçado para manter o equilíbrio entre ideias musicais e sua técnica rigorosa, escreveu extensos exercícios. Mesmo assim, enquanto ensinava, manteve o desempenho produtivo com gravações durante toda carreira.

Baterista que tocou com um grande grupo diversificado de artistas de jazz, ao longo da década de 60, gravou quase que exclusivamente com o saxofonista "Booker Ervin" e, já em 1968, substituiu Joe Morello na bateria de "Dave Brubeck Quartet", onde ficou até 1975. Seu currículo também inclui passagens com Bill Evans, Sonny Rollins, Jaki Byard, Booker Ervin, Sonny Stitt, Dexter Gordon, Lee Konitz, Quincy Jones, Charles Mingus, Tal Farlow e muitos outros artistas top do jazz.

Em 1975, sofreu uma ruptura de disco, que o fez interromper a agenda de shows, para lecionar na Berklee. Professor e escritor com livros publicados sobre a abordagem da bateria, Alan Dawson morreu de leucemia em 23 de fevereiro de 1996. Referência entres os músicos de jazz, Alan tem um site oficial com vídeos e informações do músico, no endereço eletrônico através do link "alandawson.org."

 

Tags: Alan Dawson

Comentários

Veja também: Todas as biografias