Alex Acuña

12 de dezembro de 2013, por Editorial
Nascido em Pativilca, Peru, 100 quilômetros ao norte de Lima, Alex Acuña vem de uma família musical onde seu pai e mais cinco irmãos eram todos músicos. Alex aprendeu tocar bateria sozinho aos quatro anos de idade. Aos dez já tocava em bandas locais e, na adolescência, mudou-se para Lima onde se tornou um dos bateristas de estúdio mais completos do seu país.

Além dos shows, também participou de muitos projetos de gravação para artistas, além de filmes e trabalhos para televisão. Em Lima, também ganhou reputação por suas performances ao vivo, tanto que, aos dezoito anos, foi escolhido por Perez Prado, grande band leader latino, para participar de sua big band, com quem fez sua primeira viagem aos Estados Unidos. 

Em 1967, mudou-se para Porto Rico para trabalhar como músico de estúdio e ao vivo. Nesse período, também estudou por três anos no Puerto Rico Conservatory of Music, tocando como percussionista clássico na Orquestra Sinfônica, sob a direção do famoso mestre violoncelista espanhol Pablo Casals.

Em Las Vegas no ano 1974, tocou com grandes nomes, como Elvis Presley e Diana Ross. Entre 1975 e 1977, fez parte da história do jazz quando se tornou baterista e percussionista de um dos grupos de jazz mais inovadores e pioneiros, o Weather Report. Foi percussionista de outubro de 1975 a abril de 1976, e depois como baterista, de abril de 1976 a outubro de 1977. 

Em Los Angeles, Califórnia, ganhou rapidamente a posição de baterista e percussionista com créditos que incluem inúmeros álbuns de artistas como U2, Paul McCartney, Joni Mitchell, Ella Fitzgerald, Whitney Houston, Sergio Mendes, Yellow Jackets, Chic Corea, Julio Iglesias, Koinonia, Juan Gabriel, Luis Miguel, Placido Domingo, Wayne Shorter, Joe Zawinul e muitos outros.

É ganhador de muitos prêmios, incluindo o MVP Emeritus, da NARAS (National Academy of Recording for the Arts e Sciences) e vencedor do "Melhor percussionista latino/ brasileiro" dos leitores da revista Modern Drummer por cinco anos consecutivos. Com raízes sul-americanas e caribenhas, Alex tem compreensão da música clássica e contemporânea.

Conhecido como educador, professor e promotor de clínicas de bateria e percussão, já gravou quatro vídeo-aulas e ministra seminários em universidades como a UC Los Angeles, Berklee School of Music em Boston, e outras escolas de música internacionais.

Comentários

Veja também: Todas as biografias