Alex Van Halen

08 de maio de 2013, por Editorial
Nascido na Holanda, Alexander Arthur Van Halen, ou Alex, como o chamam, desde muito jovem está envolvido à musica, não apenas com bateria e percussão, mas também com piano clássico e guitarra. Nascido em 8 de maio, de 1953, é co-fundador da clássica banda hard rock "Van Halen", ao lado de seu irmão Eddie Van Halen, guitarrista e tecladista. Vindo da cidade de Nijmegen e filho de Jan Van Halen, e Eugenia. Mudou-se com a família em 1962 para Pasadena, California - EUA. Hoje como baterista, Alex estudou piano clássico na infância e deu seus primeiros passos como músico, ao contrario do que é hoje, tocando a guitarra que hoje consagra seu irmão Eddie Van Halen, que tocava bateria.

Aprendendo música desde cedo, por influencia do pai que tocava clarinete, Alex, aos nove anos, comprou uma guitarra e Eddie uma bateria. Mas, enquanto seu irmão entregava jornais para pagar seu novo instrumento, Alex sentava em frente aos pratos e tambores e se ligava, cada vez mais, na parte rítmica, até ultrapassar Eddie em qualidade e destreza na bateria. Foi, quando dando espaço para uma 'vingancinha'' entre irmãos irmãos, Eddie tomou a guitarra de Alex e decidiu trabalhar as harmonias e melodias, resultando numa natural troca de instrumentos que formou os músicos que são hoje.

Com influência de Ginger Baker, Buddy Rich, Keith Moon e John Bonham seu amigo pessoal, em 1972, Alex formou a banda Mammoth, com Edward nos vocais e guitarra, e Mark Stone no baixo, que em  dois anos deu lugar à Michael Anthony. Com a entrada de David Lee Roth no vocal, o grupo  Mammoth virou a banda "Van Halen".

Alex viu sua banda chegar rapidamente à fama com seu primeiro álbum, também intitulado, "Van Halen" em 1978. Considerada um marco nas vendas de rock, com 56 milhões de vendas, é a banda de hard rock com mais singles, dois "Discos de Diamante" nos EUA, com os álbuns "Van Halen e 1984", respectivamente. Até o momento, vendeu mais de 90 milhões de cópias de discos mundialmente.

Durante toda carreira e nos shows, Alex ficou conhecido por seus solos emblemáticos, agressivos e cheios de pirotecnia. Ele tem um filho, Aric Van Halen com Kelly Van Halen, sua ex-esposa, é 'endorser' das baterias Ludwig, pratos Paiste, peles Remo e baquetas Regal Tip.

Comentários

Veja também: Todas as biografias