Alfredo Gomes

05 de maio de 2011, por Site Batera

Iniciei minha carreira em 1968 tocando no sexteto do saxofonista Vitor Assis Brasil durante dois anos.

Nas décadas de 70, 80 e 90 trabalhei com os seguintes nomes da MPB : Johnny Alf, Paulo Moura, Elza Soares, Ivan Lins, Célia Vaz, Norma Benguel, Victor Biglione, Paulo Sauer, Sidney Matos, Quarteto em Cy, Geraldo Azevedo, Haroldo Mauro Jr., Hélio Celso, Charles Rio, Fernando Moraes, Helvius Vilela, entre outros.

Em 1978/79 fiz parte da orquestra que fazia a trilha sonora da "Opera do Malandro" de Chico Buarque.

Desde 1998 dou aulas de especialização em Jazz no curso do baterista Fernando Torres.

Em 2000 ,juntamente com o baterista Fernando Torres produzi e apresentei os" Encontros Culturais dos Bateristas do RJ", realizados no Museu da Imagem e do Som, onde foram colhidos os depoimentos gravados em video de pioneiros da bateria brasileira tais como: Luciano Perrone, Plinio Araujo, Eloir de Moraes, Wilson das Neves e Juquinha. Estes depoimentos estão no acervo do MIS.

Toquei nos trios dos pianistas Haroldo Mauro Jr, e Hélio Celso sendo que com este último me apresentei no Chivas Jazz Festival com um tributo à Bill Evans (2004).

Em 2004 produzi (juntamente com Fernando Torres) e toquei no show "Tributo ao Baterista Eloir de Moraes."

Em 2002 e 2004 fiz a produção, juntamente com o baterista Fernando Torres, da comemoração dos 60 anos de carreira do baterista Plinio Araujo da "Orquestra Tabajara" em show realizado na Sala Funarte (2002). Em 2004, também produzimos e tocamos no show dos 70 anos de existência da "Orquestra Tabajara" em show realizado no Centro Cultural da Justiça Federal.

Em 2005, gravei o CD "My Shinning Hour" com o saxofonista americano Peter O'Neil, o pianista Charles Rio e o baixista Jorge Rodrigues.

Desde 2002 realizo juntamente com o baterista Fernando Torres a palestra "A História da Bateria no Jazz".

Desde 2007 toco semanalmente no "Otto Jazz Bar".


Veja também: Todas as biografias