Anton Fig

08 de agosto de 2013, por Editorial
Anton Fig, nascido em 8 de agosto de 1952 na Cidade do Cabo, África do Sul, começou a tocar bateria aos quatro anos de idade. Depois de tocar em inúmeras bandas locais mudou-se para Boston para seguir com seus estudos musicais. Sua educação formal incluiu estudos no conservatório "New England Conservatory", em Boston, aprendendo do jazz à música clássica, com graduação em 1975. No ano seguinte mudou-se para Nova York, onde começou a estabelecer a carreira como músico freelancer.

Tem álbuns lançados em 1980 e 1981, tocou com a banda Shanghai em 1982, e também foi membro da banda do ex-Kiss, o guitarrista Ace Frehley, em um projeto solo de 1984 a 1987, assim como em 1978 no álbum solo de Frehley. A lista de outros artistas, com quem trabalhou incluí: Bob Dylan, Warren Zevon, BB King, Frampton Peter, Joan Armatrading, Cyndi Lauper, Robert de Gordon, Joe Bonamassa, Beth Hart e Kix.

Baterista da banda do programa da televisão americana "David Letterman", em 1986, com a Orquestra CBS, também tocou com grandes artistas como Miles Davis, James Brown, Bruce Springsteen, Stevie Winwood, Bonnie Raitt, e Tony Bennett. Com a Orquestra CBS também acompanhou uma série de artistas, como Stevie Wonder, Faith Hill, Little Richard e também BB King, para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Também tocou para Al Green, Gloria Estefan e N'Sync.

Como baterista freelance também tocou ao vivo com Paul Simon, The Thompson no Live Aid e, ao lado de Jim Keltner em concerto para celebrar o 30º aniversário de Bob Dylan. Em 1996 lançou um vídeo instrutivo de bateria com um livro intitulado "In the Groove e Late Night Drumming". Já em 2002, completou seu primeiro disco solo "Figments". Registro que representa três anos de trabalho e inclui, entre outros cantores e músicos Richie Havens, Brian Wilson, Ivan Neville, Sebastian Bach, Ace Frehley, Al Kooper, Chris Spedding, Donald Duck "Dunn , Blondie Chaplin , Paul Shaffer, Chris Botti, Randy Brecker e Richard Bona.

Em  2006, trabalhou com o guitarrista Blackmore no The Lanterne. no ano seguinte trabalhou com Joe Bonamassa no álbum Sloe Gin e, em 2009 na Ballad of John álbum Henry. Nesse ano, Anton e Joe Bonamassa tocaram no famoso Royal Albert Hall, em Londres, em que Eric Clapton fez uma aparição. Um DVD foi lançado desta performance e, Fig foi destaque no álbum de Ace Frehley Anomalia , lançado no dia 15 Setembro de 2009.

Figo continua na atividade, com shows ao vivo e, em estúdio atualmente gravando e compondo para vários projetos.

Comentários

Veja também: Todas as biografias