Antonio Sánchez

01 de novembro de 2013, por Editorial
O mexicano Antonio Sánchez comemora aniversário neste primeiro dia de novembro. Nascido na Cidade do México em 1971 é um baterista de jazz que começou a tocar aos cinco anos de idade, e que na adolescência já tocava profissionalmente.

Começou com licenciatura em piano clássico no Conservatório Nacional em 1993, antes de mudar-se para Boston, Massachusetts (EUA), onde foi estudar bateria pela "Berklee College of Music". Depois de graduado, ganhou bolsa de estudos para seu mestrado de Jazz Improvisation em Boston New England Conservatory. 

Em 1997, foi indicado por seu professor Danilo Perez para Paquito D'Rivera, para assumir o banquinho da bateria na Dizzy Gillespie's Orchestra, das Nações Unidas. Depois de uma turnê com a orquestra, montou um trio acústico que fez uma extensa turnê que ganhou o Grammy pelo álbum "Pátria". Com isso, foi ouvido pelo lendário guitarrista Pat Metheny, que o convidou para ser o baterista no Pat Metheny Group, após uma série de testes. 

O grupo gravou dois álbuns, primeiro o "Speaking of Now", vencedor de Grammy Award em 2003 na categoria "Best Contemporary Jazz Album", e um filme documentário sobre a turnê. O segundo trabalho é "The Way Up", lançado em janeiro de 2005. 

Nos últimos anos, acompanhou o "Pat Metheny Trio", com Metheny na guitarra, Sanchez na bateria e Christian McBride no baixo. Em 2007, gravou seu primeiro trabalho solo, "Migration on Cam Jazz", com o álbum "All About Jazz", que incluía Pat Metheny, Chick Corea, Chris Potter, David Sanchez e Scott Colley. O batera lançou o segundo trabalho solo, "Live in New York", em 2010, um álbum duplo ao vivo gravado no Jazz Standard, em Nova York depois de uma turnê pelos EUA. 

Em 2013, marca o lançamento de seu terceiro álbum solo, "New Life", gravado em janeiro de 2012 com oito composições e banda de jazz de Nova York, todos liberados sob o rótulo Jazz Cam. É líder e sideman com gigantes do jazz e da música fusion, no John Patitucci Trio, Chick Corea e Pat Metheny - Trio e Banda, além de Michael Brecker, Wide Angles, Gary Burton, o Quarteto Revisited, entre outros.
 
 

Comentários

Veja também: Todas as biografias