Ari Hoenig

13 de novembro de 2013, por Editorial
Ari Hoenig nasceu em 13 de novembro de 1973, na Filadélfia, Pensilvânia. Baterista de jazz, também é compositor e professor de percussão, enfatizando ritmos complexos. Com estilo expressivo na bateria, é filho de músicos - pai violinista e mãe vocalista, por isso foi exposto à música clássica e outros estilos quando ainda era muito jovem. Tocava piano e violino, mas depois foi para o rock e heavy metal, como muitos adolescentes, antes de se estabelecer no jazz. 

Frequentou a escola da Pensilvânia em 1990, e depois a Universidade do Norte do Texas, "College of Music" por três anos, quando criou a banda O'Clock Lab antes de se mudar para Nova York. Após a mudança, começou a tocar com a colega nativa da Filadélfia, "Shirley Scott". 

Ao invés de tocar como um tradicional cronometrista, é conhecido por tocar a bateria com clara influência dos bateristas Elvin Jones, Tony Williams e Jack DeJohnette. Também é famoso por tocar como baterista de rock e metal, e combinando ritmos de vários estilos de música com o jazz tradicional.

Em 2005, apareceu com seu grupo na República Dominicana durante o 'Jazz Festival' ao lado de nomes como Gonzalo Rubalcaba e Chucho Valdés. Desde então, aparece com muitos dos melhores jazzistas e guitarristas, como Jonathan Kreisberg, que é membro da banda de Punk Bop, e a israelense Gilad Hekselman.

Hoenig gravou com Mike Stern, Kenny Werner, Richard Bona, Dave Liebman, Chris Potter, Joshua Redman, Tigran Hamasyan, Ethan Iverson, Mark Turner, Fred Hersch e no Projeto Bandolim Jazz. Ele também tem subido no palco ao lado de Kurt Rosenwinkel, Pat Martino, Wynton Marsalis, Pat Metheney e Gilad Hekselman. 

Foi citado em diversas publicações em todo o mundo, incluindo o Los Angeles Times, Jazz Time e The Jerusalem Post, além da Drummerworld e All About Jazz. Acompanhe o baterista Ari Hoenig, suas datas, fotos e vídeos, e as atualidades no site oficial do músico: arihoenig.com

 

Comentários

Veja também: Todas as biografias