Billy Drummond

19 de junho de 2014, por Editorial
O baterista Willis Robert "Billy" Drummond nasceu dia 19 de junho de 1959 em Newport News, Virginia (EUA). Ele cresceu ouvindo a coleção de discos de jazz de seu pai, que também tocava bateria, mas como entusiasta do jazz tinha muitas gravações de Miles Davis, Art Blakey, Max Roach, Buddy Rich e Elvin Jones, entre outros.

Billy Drummond ganhou a primeira bateria quando tinha ainda quatro anos de idade, e com apenas oito anos já tocava na banda da escola primária e lia partitura. Depois de estudar percussão clássica em conservatório durante dois anos, mudou-se para Nova York para ingressar na carreira como baterista de jazz.

Começou ganhar destaque internacional quando entrou na banda do pianista Horace Silver, depois do trombonista J. J. Johnson, e mais tarde no grupo do sax-tenorista Sonny Rollins. Altamente musical e versátil, grava e toca ao vivo com a elite mundial do jazz, entre astros americanos e artistas de países como a França, Suíça, Noruega, Bélgica, Escócia, Hungria, Rússia e até do Japão.

Hoje em dia, é um dos bateristas mais requisitados de sua geração, e pode ser ouvido em mais de 300 discos, incluindo sua próprias gravações. Com discos lançados como líder de banda, é aclamado pela crítica com o quarteto formado por Billy Drummond, Chris Potter, Walt Wiskopf e Peter Washington e o disco Dubai (2002) da gravadora Criss Cross, eleito o Melhor Álbum de Jazz pelo New York Times. 

Hoje lidera a banda Freedom of Ideas, com uma agenda de shows movimentada, e também é professor de bateria na Juilliard School of Music e na Universidade de Nova York. Também ministra aulas particulares de jazz e workshops ao redor do mundo e está sempre atualizado em seu site oficial.

Comentários

Veja também: Todas as biografias