BGirls: Baterista da banda fala sobre a International Beatleweek em Liverpool

16 de agosto de 2015, por Rafael Ferraz
Juntas desde 2010, as quatro integrantes do projeto BGirls - Beatles Por Elas, banda campineira exclusivamente feminina que faz tributo aos Beatles, já se preparam para mais um grande momento da carreira:
 
Homenagear o quarteto britânico em sua casa, na International Beatleweek, em Liverpool, Inglaterra, no fim de agosto, a convite de Paul Jones do The Cavern Club, o famoso 'nightclub' onde começou a carreira dos Beatles.
 
De Campinas (SP), a banda com a baterista Yara Oliveira, Juliana no baixo, e as guitarristas Bruna e Marina, já se apresentou em mais de 100 cidades por todo o Brasil. Neste ano, além da International Beatleweek, as meninas se apresentaram recentemente no Abbey Road on the River, realizado em Louisville (EUA).
 
Celebrando os 5 anos do projeto e o fato de serem a única banda composta só por mulheres a tocar nesses dois eventos - os maiores festivais do mundo dedicado aos Beatles, elas estão na turnê 'BGirls – 5 anos de Beatles Por Elas', com mais de 30 shows espalhados pelo mundo. O site e a página do Facebook trazem informações sobre cada integrante, agenda dos próximos shows, vídeos e fotos. 
 
 
A International Beatleweek em Liverpool será do dia 26 de agosto ao dia 1º de setembro, e contará com a presença de 70 grupos e artistas de 20 países do mundo. A banda brasileira fará 12 shows no festival, incluindo as apresentações no lendário palco do Cavern Club. 
 
"Fomos convidadas pelo Paul Jones do The Cavern a ir pra International Beatleweek 2015. Tudo veio da BH Beatleweek de 2013. Na época eu não estava. Voltei pra banda em 2014", diz Yara. "Foi lá que as meninas conheceram ele (Paul Jones) e também o Mike (Mike Callahan é o Ringer Star - cover do Beatle Ringo Starr, que saiu em breve turnê com as BGirls, em abril). 
 
 


Confira o bate-papo com Yara Oliveira:

Como vocês montam o repertório quando fazem vários shows seguidos? 

Cada vez é de um jeito. Nos EUA, por exemplo, fizemos o "She's So Heavy" com músicas um pouco mais fortes e de que gostamos muito, o "You Know My Name" com músicas cujos nomes são de mulheres, e o "From The Lyrics To The Stage" com músicas que falavam de mulheres. Tudo depende da situação! 

Então os shows não são sempre iguais? 

Não. Em shows no geral em bares, fazemos um mescladão com vários estilos, épocas e pegadas. Também fazemos especiais como os mencionados anteriormente. Na International Beatle Week no Caver faremos o álbum Rubber Soul. 
 
 
 

O repertório dos Beatles é imenso, o que vocês tocam? 

Super imenso. Procuramos tocar de tudo um pouco... (risos), de todos os álbuns e estilos, inclusive músicas que não têm arranjo pra banda - como elanor rigby. Neste caso, fazemos nosso próprio arranjo.

Além do The Cavern Club, onde mais irão se apresentar?  

Embarcamos dia 23 de agosto e voltamos dia 3 de setembro. Neste período tocaremos no Cavern Live Lounge, The Cavern Pub, Cromptons Bar e Crosby Suite N. O evento traz não só bandas de mais de 20 países, mas também exposições, passeios/tours, palestras e mil coisas. É um festival internacional e bem grande! Uma semana de Beatles sem parar. Lá encontraremos o Mike (Ringer Star) com quem fizemos a turnê aqui no brasil em abril.
 
 
 

Comente sobre o resultado da tour. 

Foi fantástico. Uma experiência incrível que nos fez crescer muito enquanto musicistas, enquanto banda e enquanto aprendizes de produtoras. Nos divertimos demais e foi uma ótima preparação pra turnê dos estados unidos, que, cá entre nós, foi indescritível! 

O que planejam fazer depois?

Depois de Liverpool continuaremos tocando. Estaremos de volta pra BH Beatles Week 2015, mas dessa vez com novidades e umas coisinhas diferentes.. coisas boas virão! 
 


Comentários

Veja também: Todas as entrevistas