Site Batera apresenta Gabriel Santalla – baterista da banda Sephion

09 de agosto de 2015, por Rafael Ferraz
Banda de Heavy metal do mesmo berço do Charlie Brown Jr e Aliados, Santos (SP), a Sephion foi vencedora da edição nacional do Imagine Brazil - festival que levará o grupo para representar seu país na Croácia, pela final internacional em 2016, ainda sem data definida pela organização. Caso vençam a última etapa, contra competidores europeus e até da África, a Sephion ganhará um plano de negócios com direito a turnê pela Europa.
 
Enquanto isso, o grupo colhe frutos depois de se destacar entre mais de 230 inscritos (sendo 50 selecionados para cinco semifinais e uma final), com artistas de 13 a 21 anos, de diversos gêneros musicais.
 
Esta primeira edição brasileira do Imagine, organizado pela Jeunesses Musicales International (JMI), uma das organizações musicais para jovens mais importantes da Europa, chegou ao Brasil através do Projeto Guri. 
 
(Sephion | Foto: Divulgação) 
 
Embalada pela conquista, a banda prepara dois lançamentos neste segundo semestre de 2015: o primeiro é o clipe da música "F*cking War", que resume três mil anos de guerra em quatro minutos de vídeo. A produção e direção são de Ruy Marques e os irmãos Guata e Nyck Maftum, da Arquiteto Produções, em Curitiba (PR). O segundo lançamento será um EP inédito, com seis faixas autorais.
 
"A música da Sephion é baseada na raiz do heavy metal, com influência em bandas internacionais como Avenged Sevenfold, Pantera, Angra e Iron Maiden. As composições são feitas em inglês e vão desde arranjos mais pesados até as baladas, sem perder a identidade sonora da banda", segundo informou a assessoria de imprensa ao site Batera.

Além de "F*cking War", que segundo a banda será lançado até o fim de agosto, ou começo de setembro, a Sephion já possui o videoclipe da música "Devil May Cry" - escrita por B. Fortress e Nivea Alonso, composição por B. Fortress, Alex Steps e Alef Matheus - no seu canal do YouTube. (Assista logo abaixo).
 
 
 

O grupo foi idealizado pelo vocalista B. Fortress, que compôs em 2011 a música "Today I Know" em homenagem ao avô falecido. Decidido a montar uma banda, o cantor e compositor teve um sonho em que surgiu o nome "Sephion´s Revenge", inspiração que deu título ao projeto que, em dezembro de 2012, contava com B. Fortress (vocal) e Alex Steps (guitarra). 

Depois, já com o nome em que a banda ostenta atualmente, a Sephion passou a ter uma nova formação composta em janeiro de 2015, por Gabriel Stomp Paiva (guitarra), Pierre Setrak (baixo) e o baterista Gabriel Santalla, novo entrevistado do site Batera - que aliás acaba de fazer aniversário e divide com os nossos leitores um pouco dessa experiência.
 
(Gabriel Santalla | Foto: Divulgação)  
 
Nascido em Santos, dia 9 de agosto de 1995, o jovem Gabriel Santalla Lobosco Lima começou a fazer aulas de bateria aos 13 anos, e segue ainda hoje. "Fiz aula de bateria com Bruno Ferreira e já fui professor na Oficina de Música Edu Varela, durante uns 5 meses", revelou Gabriel. Quanto aos bateristas da atualidade, ele diz que tem curtido as "ideias geniais" do Eloy Casagrande (Sepultura), e "também gosto bastante do Jay Weinberg (Slipknot) e acompanho alguns outros."


Confira o bate-papo:

Como foi seu começo na bateria e bandas que já tocou?

No início, como eu comecei bem pequeno, era mais uma diversão, um hobbie, mas hoje dia é bem mais sério. Passei por três bandas antes da Sephion, uma de Metalcore, uma de Hardcore, e uma um pouco mais diferente, tendo influencias de Charlie Brown Jr., Titãs e outras nacionais.

Pelo fato da banda ser de Santos, como Charlie Brown Jr e Aliados, existe alguma cobrança do público em relação ao estilo musical? 

Não acho que existe uma cobrança para estilo ou algo do tipo, bem pelo contrário, gosto muito de saber que em santos já teve vários músicos de talento e que marcaram história, assim estamos tendo até mais oportunidades por sermos daqui.

E quanto ao idioma, apesar do inglês se encaixar com o metal, o mercado pode ter "preconceito" por não ser português. Isso é sentido ou discutido por vocês?

Sim, concordo que tem um certo "preconceito", mas com a Sephion não vi problema. Quem esteve no show gostou, acharam as letras muito boas e sempre tendo criticas positivas. Todos nós da banda preferimos em inglês, não precisou nem de conversa sobre.

O que a banda apresentou e, como se preparou para o Imagine?

Foram vários ensaios antes do festival Imagine, uns 3 meses ralando no estúdio para dar o melhor. As apresentações foram de 10 minutos, tanto na final como na semi-final. Para a semi-final tocamos as musicas "Devil May Cry" e "Life Made Me a Killer", e na final "Fucking War" e "Today I Know". O que pode ser notado é que de um show pro outro nós já evoluímos bastante em presença, expressões etc.
 
 
 

Qual é a expectativa para o show na Croácia?

A expectativa para a Croácia é simplesmente MEU DEUS!!!! Demorou bastante para cair a fixa, todos estamos muito animados de poder conquistar esse sonho.

O EP já está pronto? Quando será o lançamento?

O EP falta uma linha de guitarra em uma música, só o solo na verdade. O lançamento será para agora no fim de agosto, mas sem um dia certo ainda.

Como foi a gravação das linhas de bateria? Gravar em estúdio é uma experiência nova para você?

A linha de bateria não fui eu que gravei, foi uma baterista antiga. Mas esse EP é um de apenas 6 músicas, o próximo provavelmente será de 12 faixas, tendo todas elas gravadas por mim. Antes eu já tinha gravado 3 músicas com as outras bandas.

Como é seu setup de bateria? 

Minha bateria tem 1 bumbo, 4 tons, 2 surdos e 2 caixas, pratos, tenho 3 ataques, 1 china, 1 chimbal, 1 condução, 1 mini china, 1 Bell, 1 splash e 1 steck (mini china com um outro prato em cima cortado, encaixando no outro). Mas muitas vezes uso a bateria do locoal.
 


E o repertório, é 100% autoral ou há covers?

O repertório para o festival Imagine foi 100% autoral, mas já estamos com alguns covers sendo ensaiados.

Vocês também gravaram um clipe. Como foi essa experiência e quando estará disponível? 

Foi uma das minhas melhores experiências, de verdade, me senti muito confortável sendo gravado. Estará disponível dia 20 de setembro pelo Youtube e também publicaremos na página da Sephion.

Vocês também têm um documentário sendo feito sobre a banda?

O documentário está maravilhoso, meu grande amigo Allan Catselidis fez o melhor, ralou bastante e o resultado está ficando melhor do que o esperado, só tenho a agradecer. Ele acompanha nossa expectativa e a preparação para o show de São José dos Campos, para a final Brasileira e para o grande show do Imagine Festival na Croácia.

 


 
BANDA:

B.Fortress (vocal)
Alex Steps (guitarra)
Gabriel Stomp (guitarra)
Pierre Setrak (baixo)
Gabriel Santalla (bateria) 
 
Contatos para shows:

(13) 99661-1926 (Edilson)
(13) 98150-2550 (Brenno)
(13) 99713-0007 (Paiva)

 Banda Sephion Facebook | SoundCloud

 (Banda Sephion é vencedora do Imagine Brazil | Foto: Reprodução/Facebook)
 


Comentários

Veja também: Todas as entrevistas