Single Stroke Roll - parte 1

13 de junho de 2011

Os Toques Alternados (Single Strokes) devem ser dominados mesmo que você seja um iniciante ou um "Super Star" de Rock'n'roll. Eles vão te ajudar a desenvolver velocidade e destreza entre as duas mãos. 

SINGLE STROKE ROLL

Os rudimentos de toques alternados são fáceis de entender, mas como todo exercício, exigem paciência, dedicação e um estudo constante (se possível diário).

O exemplo abaixo é apenas um gráfico de representação.

 

Ouça o Single Stroke Roll

 

Vamos começar com o conceito de que o Single Stroke Roll é um rudimento de REBOTE.

Aqui vai um exemplo: se você jogar uma bola de tênis numa pele de caixa (ou de um tambor), ela vai rebater (voltar). Para sustentar um movimento constante da bola (para baixo e para cima), tudo o que temos a fazer é aplicar um novo golpe. A pele se encarrega do retorno (rebote). Se você pegar uma baqueta e "batê-la" na pele, ela também vai fazer o rebote (assumindo que você não usou nenhuma pressão ou tensão para impedir esse rebote). Quanto mais forte você bater na pele, mais alto será o rebote.

Para tocar um rudimento de rebote, você não deve produzir tensão alguma nos dedos, pulsos ou antebraços. Use pressão suficiente apenas para segurar a baqueta e tocá-la na pele.

No Single Stroke Roll, em andamentos mais lentos, use um movimento completo e relaxado do pulso. O antebraço somente se move em reação ao pulso - usar mais movimentos é perda de energia! 


EXERCÍCIO

Pratique este exercício para reforçar o conceito de rebote. Nele você trabalhará com 8 notas para cada mão e poderá se concentrar nos movimentos.



Confira o material de apoio no nosso canal do YouTube. Ele consiste em 8 compassos de cada andamento (60 a 250 BPM)


Tags: rudimentos

Comentários

Veja também: Últimos estudos