Apple é acusada de plágio por grupo de rock alternativo

23 de setembro de 2014, por Rafael Ferraz
A banda OK Go, famosa também por produzir vídeos criativos para suas músicas, acusa a Apple de ter plagiado o conceito e o modo de execução de um dos seus clipes para o vídeo Perspective, exibido no início do evento de lançamento dos novos iPhones 6, Plus e do Apple Watch, no dia 9 de setembro. Atualmente a banda é formada pelo baterista Dan Konopka e o baixista Tim Nordwind, com o guitarrista Andy Ross e Damian Kulash no vocal e guitarra.

Segundo informações do site americano Mashable, o vídeo da Apple tem muita semelhança com o clipe da música "The Writing's on the Wall", da banda norte-americana. A produção usa diferentes ângulos para mostrar como os objetos aparecem de maneiras distintas a partir de várias perspectivas que podem ser usadas para passar diferentes mensagens.

Empresário da banda, Andy Gershon informou ao Bloomberg que já havia oferecido o conceito do vídeo à Apple, mas a parceria acabou não acontecendo.
 
A Apple contratou a mesma empresa de produção, 1stAveMachine, e o mesmo diretor do OK Go, para produzir o vídeo do lançamento dos smartphones.
 
Gershon acrescentou que a banda já está tomando as medidas legais. "Os vídeos falam por si, e você pode tirar suas próprias conclusões", disse empresário. Mas a Apple, que já enfrenta problemas semelhantes, ainda não se pronunciou publicamente.
 
Em 2005, anúncios do iPod geraram controvérsia por lembrar a propaganda da marca Lugz. Em 2006, um comercial de TV foi caso de semelhanças com o vídeo musical feito pelo Serviço Postal.
 
 

Assista ao vídeo da Apple - Perspective:

 

Banda OK Go - The Writing's On the Wall:

 

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários