Baterista Ringo Starr será premiado no Hall da Fama do Rock and Roll 2015

19 de dezembro de 2014, por Rafael Ferraz
Revelada oficialmente no começo desta semana, a lista dos indicados para o Hall da Fama do Rock and Roll 2015 traz mais uma vez, o baterista Ringo Starr entre os artistas premiados. Escolhido na categoria Excelência Musical, o baterista já tinha sido incluído como parte dos Beatles em 1988. Em janeiro, ele foi homenageado com o prêmio Lifetime of Peace and Love da Fundação David Lynch.

Completando o quarteto de Liverpool, Ringo Star se equipara aos colegas de banda que já entraram no Hall da Fama como artistas solo - John Lennon em 1994, Paul McCartney em 1999 e George Harrison em 2004. "Isso significa reconhecimento para mim. E que finalmente, nós quatro estamos no Hall da Fama do Rock and Roll apesar de termos sido o maior grupo pop na face da Terra", diz o ex-beatle.

Além do batera, a cerimônia que acontece dia 18 de abril do próximo ano, no Public Hall, em Cleveland, Ohio (EUA), vai premiar o grupo de R&B dos anos 1950, The 5 Royales, pela Influência Seminal, lembrado por criar alguns dos primeiros e principais hinos do rock entre 1945 e 1965. 

Assim, o Hall da Fama do Rock and Roll anunciou oficialmente os seguintes indicados de 2015: Lou Reed, Green Day, Stevie Ray Vaughan and Double Trouble, Joan Jett and the Blackhearts, Bill Withers e Paul Butterfield Blues Band.

Mais de 700 artistas, profissionais da indústria musical e historiadores ajudam a decidir quem será aceito no disputado Hall. Os artistas tornam-se elegíveis para o Hall da Fama do Rock and Roll, 25 anos após o lançamento do primeiro single ou disco -- neste caso, em 1989. O público também vota na categoria 'escolha dos fãs'. 

Lou Reed, que já ingressou no Hall da Fama como integrante do Velvet Underground, ganhará uma homenagem póstuma por seu trabalho como artista solo. O guitarrista Vaughan também ingressa de maneira póstuma, apesar de sua banda de apoio, Double Trouble, continuar em atividade.

O Green Day, com o EP de estreia '1.000 Hours' de 1989, é indicado logo no primeiro ano de elegibilidade. "Tive que sair e dar uma volta quando fiquei sabendo", diz Billie Joe Armstrong. Ele e o cantor Bill Withers, autor do sucesso Ain't No Sunshine, foram selecionados na categoria de músico, assim como a Paul Butterfield Blues Band.

Já Joan Jett & The Blackhearts, com o hit I Love Rock 'n Roll que se tornou um clássico do rock, foram citados pela novidade sonora daquela. "É surreal e me deixa acanhada", disse Joan que completou:
 
"É a junção de tudo o que você sonhou em fazer como músico. Sempre desejei [ser indicada ao Hall da Fama] porque acho que é um reconhecimento incrível. Estou muito orgulhosa em estar acompanhada por esses grandes artistas. Vai demorar alguns minutos para cair e ficha e eu entender realmente como estou me sentindo."
 
Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários