Coletivo e bandas de rua levam jazz e poesia à periferia em SP

19 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
Jazz e literatura são temas da 4ª Vielada Cultural e do Favela Jazz Festival, eventos criados pelo coletivo Vie La en Close. Segundo informações do Jornal Folha de São Paulo, o grupo de artistas de rua ajuda a propagar o jazz na periferia, organizando shows e saraus, desde 2012. Em 21 de novembro será realizado o Favela Jazz Festival, já a Vielada será no dia 23.

"O pessoal via a banda e perguntava pelo vocalista. Hoje, já se acostumaram ao formato instrumental", Giovani Baffô, ex-morador do bairro, mentor do grupo de poetas que forma o coletivo. De acordo com a publicação, parceria com bandas surgiu naturalmente com o Jazz na Kombi, outro projeto do Vie La en Clos com shows em sua kombi adaptada circulando nas regiões da Paulista e da Vila Madalena.
 
Afirmando que acha "curiosa a surpresa que o jazz causa na periferia, pois a essência dele é o gueto", o trompetista Fabio Veio do Emblues Beer Band e dono do blog Jazz Marginal, toca nos eventos da kombi, na zona oeste, e também no Jazz da Comunidade do Jardim Monte Azul, extremo sul de São Paulo.

De acordo com o jornal, "a quebrada não é só do rap e do funk. É do jazz, reggae ou música clássica", teria dito Jaime Diko, idealizador do projeto. A informação publicada sobre os eventos, também garante que, o "intercâmbio", são tentativas de levar a cultura para os moradores desses bairros e, que são bem vindas.

"Antes, para acessarmos esse tipo de atividade, precisávamos ir até o centro", revela Vanessa Ribeiro que mora no Jardim Boa Vista, segundo a Folha. E até mesmo gente de fora tem aparecido para curtir o jazz por lá: "você presencia o estereótipo da favela se desfazendo. Tem espaço para todo tipo de manifestação cultural", confessa Thays Berbe, roteirista que foi do centro até o local e recomenda o passeio.

Vários grupos já se apresentam na kombi e no Jardim Boa Vista, nomes de destaque como Chaiss na Mala, de Rob Ashtoffen e Fábio de Albuquerque. O mentor e seu coletivo de poetas, ainda arrecadam dinheiro para pagar o almoço dos músicos no Favela Jazz Festival vendendo poesia na avenida Paulista. "Precisamos muito da grana, mas se não tiver, faremos do mesmo jeito. É uma força maior que nos impulsiona", finaliza Baffô.

 
SERVIÇO:

4ª Vielada Cultural 
Data: Dia 23 de novembro
Horário: A partir das 11h
Local: Vielas do Jardim Boa Vista
Endereço: Rua André Dias, s/n - Jardim Boa Vista, São Paulo (SP)
Ingresso: Entrada Gratuita

Favela Jazz Festival
Data: Dia 21 de novembro
Horário: Das 19h às 23h
Local: Espaço Comunidade
Endereço: Rua Domingos Marques, 104 - Jardim Monte Azul, São Paulo (SP)
Ingresso: Entrada colaborativa (pague quanto quiser)

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários