Femusc chega na 10ª edição com 800 participantes de 30 países em 2015

18 de dezembro de 2014, por Rafael Ferraz
Em 2015, o maior festival-escola de música clássica da América Latina vai receber 72 músicos de São Paulo para se apresentar entre 18 e 31 de janeiro, em Jaraguá do Sul (SC). Destacando o canto lírico, a 10ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) deve reunir 800 participantes entre professores e estudantes de 30 países. "São centenas de concertos de padrão internacional, todos com entrada franca", enfatiza o anúncio.
 
Levando a música erudita ao cenário turístico do verão brasileiro, o Festival de Música de Santa Catarina chega à sua décima edição com novidade: a introdução do curso de canto lírico. Entre os professores, participam as sopranos Céline Imbert (solista brasileira) e Anna Häsler (cubana radicada na Suíça), o barítono Gino Quilico (canadense que atua regularmente na Metropolitan Opera, de Nova York) e o maestro e preparador de canto coral André dos Santos (com trabalhos na Ópera de Paris e Los Angeles), de volta ao Brasil para atuar na Academia de Ópera do Teatro São Pedro.
 
Comemorando a primeira década de festival, o concerto especial de abertura a Orquestra Sinfônica do Femusc, contará com 50 músicos de 8 países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México e Peru). A regência será do maestro Alex Klein -- fundador e diretor artístico do evento, e único brasileiro a ter conquistado um prêmio Grammy na música erudita -- com participação da solista Céline Imbert interpretando repertório erudito nacional.
 
Ao longo de 14 dias, com mais de 200 concertos, destaque para a Orquestra Sinfônica do Femusc: com mestres internacionais e mais de 100 jovens músicos que passaram no crivo seletivo do festival, será apresentada a 5ª Sinfonia de Dmitri Shostakovich. Na segunda semana do evento, a Orquestra Sinfônica apresentará a cantata “Carmina Burana” de Karl Orff, obra referenciada na música do século XX. Ambas apresentações serão regidas pela maestrina e professora de regência orquestral Catherine Larsen-Maguire, da Inglaterra.

Considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina e um dos principais festivais do gênero no mundo, o Femusc chega na décima edição com a presença de alunos e professores representando os seguintes países além do Brasil: Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Espanha, França, Honduras, Inglaterra, Itália, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Polônia, Romênia, Suíça, Uruguai, Venezuela e Ucrânia.
 
Em 2015, os 800 participantes dos mais de 200 concertos que integram o evento em 14 dias, os participantes se dedicam a aproximadamente 30 mil horas de aulas em mais de três mil ensaios. Além do foco pedagógico, o Femusc tem a proposta de disseminar a música clássica para toda população, com apresentações gratuitas em diversos locais, tendo como palco principal o teatro da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul.


SERVIÇO:

10º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc)
Data: De 18 a 31 de janeiro de 2015
Local: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (SC)
Horários: Principais apresentações diárias, às 20h - exceto o espetáculo de abertura, a partir das 17h
Ingressos: Entrada gratuita -  disponibilizados dois dias antes de cada espetáculo
Informações: (47) 3373-8652 | www.femusc.com.br 
 
 
 

Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários