Festival de MPB – Painel Instrumental recebe inscrições até sexta-feira, 12

10 de julho de 2013, por Sita Batera
Estão abertas até a sexta-feira, 12, as inscrições ao 20º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento voltado à música instrumental brasileira e realizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Aprovado pelo Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e patrocinado pela CCR SPVias, o festival será realizado no período de 21 a 26 de julho, em Tatuí (SP).

O evento é formado por aulas técnicas e shows. Enquanto os shows são abertos a qualquer interessado, as aulas técnicas são voltadas a pré-selecionados por uma comissão. As inscrições para quem deseja participar do festival como aluno ouvinte podem ser feitas gratuitamente no site conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental. Os alunos ouvintes aprovados terão acesso aos workshops e shows diários gratuitamente.

Além das aulas técnicas, o festival envolve shows diários. Apresentam-se nesta edição do evento Toninho Ferragutti Quinteto, Arismar do Espírito Santo e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Lupa Santiago Sexteto, Heraldo do Monte e Quarteto, Egberto Gismonti, Gileno Santana, Banda Mantiqueira e Guinga. Os ingressos variam de gratuitos a R$ 40.

Outra atração é a denominada “Vitrine do Painel”, na qual grupos de artistas talentosos e ainda desconhecidos fazem shows gratuitos, no hall de entrada do Teatro Procópio Ferreira, antes dos shows principais. Estão confirmados  shows dos grupos Trio Espinha de Peixe, Trio a Vácuo, Dinho Nogueira, Noneto Birth of the Cool Tributo, Rafael Abdalla Quarteto e Joseval Paes Jazz Trio.

O festival de música instrumental brasileira é organizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição reconhecida pela formação na área de MPB&Jazz e respeitada pela qualidade de ensino oferecida.


Corpo Docente

O corpo docente do festival é formado por nomes consagrados internacionalmente. Integram a equipe de professores os instrumentistas Arismar do Espírito Santo (que ministra aulas de Contrabaixo e Prática de Conjunto); Gileno Santana (Trompete e Prática de Conjunto); Heraldo do Monte (Guitarra e Prática de Conjunto); Jether Garotti Junior (Piano e Arranjo); Lula Galvão (Violão); Rafael Barata (Bateria e Prática de Conjunto); Renato Martins (Percussão); Rodrigo Ursaia (Saxofone e Prática de Big Band); e Paulo Malheiros (Trombone).


Oficina de Regência

O 20º Festival de MPB – Painel Instrumental do Conservatório de Tatuí contará com ação exclusivamente voltada a regentes da área de música popular, nos dias 23 e 24 de julho.

A oficina “Regência na Música Popular” será ministrada pelo maestro Fábio Prado, regente adjunto da Jazz Sinfônica do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de julho. São oferecidas 40 vagas , disponibilizadas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

A oficina de regência é uma atividade extra-curricular, oferecida somente a maestros. “A ideia partiu a grande procura de maestros por atividades extra-curriculares”, afirmou Erica Masson, da organização do evento.

A oficina será realizada nos dias 23 e 24 de julho, no período das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30. As aulas abordarão as semelhanças e diferenças entre os universos erudito e popular. Há quatro temas definidos: “A Orquestra de Música Popular e suas Particularidades”; “O Papel do Maestro na Orquestra de Música Popular”; “Orquestração e o Equilíbrio”; “A Orquestra de Música Popular e o Futuro”.

A lista com a confirmação dos 40 primeiros inscritos será divulgada a partir do dia 15 de julho ou tão logo as vagas sejam preenchidas. Os maestros confirmados, que frequentarem integralmente os dois dias de oficinas, receberão certificados.

Sobre o Festival
O Painel Instrumental é uma das três ações do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí. O evento é realizado anualmente desde 2010 e reúne atividades pedagógicas e artísticas voltadas a qualquer interessado. São oferecidas oficinas, workshops e shows, além de possibilidade de difusão de novos trabalhos, tendo como professores artistas consagrados em da MPB instrumental.
 
O festival de música instrumental é aguardado por oferecer diferentes possibilidades aos inscritos. Uma delas é a chance de integrar uma série de oficinas exclusivas para os que são aprovados em testes para esse fim. A partir das oficinas, são formadas big bands, e as aulas serão ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e/ou acadêmico nacional ou internacional. As apresentações, como concertos e recitais, são abertas ao público em geral.
 
O evento tem como objetivos incentivar a prática de música instrumental brasileira; divulgar a música instrumental brasileira; promover o intercâmbio de informações entre participantes; e incentivar novos talentos da música instrumental brasileira.
 
Neste ano de 2013, o Painel Instrumental é aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio de duas grandes empresas de destaque nacional, sendo uma delas a CCR SPVias.

 
SERVIÇO

20º Festival de MPB – Painel Instrumental

De 21 a 26 de Julho de 2013
Inscrições: ouvintes até 12 de julho
Resultado de selecionados: bolsistas – 28 de junho; ouvintes – 15 de julho
Mais informações: eventos@conservatoriodetatui.org.br / 15 3205-8444
Patrocínio: CCR SPVias (via Pronac e Ministério da Cultura)
 
Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias