Festival de Música de Itajaí começa hoje (24) e segue até próximo sábado (31)

24 de outubro de 2015, por Rafael Ferraz
 
Em Santa Catarina, o 18º Festival de Música de Itajaí vai agitar a cidade a partir de hoje (24) até dia 31 de outubro. A programação gratuita conta com shows, lançamentos de livros, além de oficinas e apresentações musicais em diversos pontos da cidade, entre outras atrações. O show programado para a abertura será do cantor Oswaldo Montenegro no Centreventos Itajaí.
 
 
 
A programação das noites seguintes do festival está a cargo dos artitas da região. A cada dia, serão apresentados no Teatro Muncicipal, a Noite de Corais (25), Arnou de Melo (26), Carlos Cória e Vê Domingos (27), Mari Monteiro e Ricardo Pauletti (28), Toninho Horta (29), Paulo Gekas e a Orquestra do Conservatório de Música (30).

 
 
As Oficinas, também gratuitas, contam com temas como, o aperfeiçoamento de instrumentos musicais - bateria, contrabaixo, violão, guitarra e piano; especialização em ritmos como samba, jazz, choro, música popular; até oficinas dedicadas à temas ligados a música, como Gestão e Criação Musical, Improvisação, Prática de Big Band e Canto. 


Destaque na bateria da programação

Na 18ª edição do evento, a primeira baterista profissional do Brasil, Lilian Carmona também ministra oficinas no Festival, sobre bateria e ritmo em dois encontros. São 18 oficinas, com 11 ministrantes, dos quais seis são de fora do estado. Uma delas é a paulista Lilian Carmona, que ministrará as oficinas "Desenvolvimento da Técnica para Bateria" e "Coordenação Motora para os Ritmos de Samba, Baião, Jazz e Salsa".
 
 
Lilian Carmona foi autodidata até os 19 anos, tendo estudado mais tarde em escolas da França e EUA. Tocou e gravou com artistas como Gal Costa, Toquinho, Billy Eckstine, Jorge Calandrelli, entre outros. Atualmente, é requisitada internacionalmente para ministrar oficinas de bateria, além de lecionar na EMESP - Tom Jobim e liderar uma banda instrumental.

Na oficina "Desenvolvimento da Técnica para Bateria" Carmona deve mostrar maneiras do baterista expressar suas ideias com clareza, precisão e sonoridade, através do estudo de diversas técnicas. Já em "Coordenação Motora para os Ritmos de Samba, Baião, Jazz e Salsa", ela auxiliará os alunos na desenvoltura necessária para tocar em determinados ritmos. Todas as vagas foram preenchidas e as oficinas serão de 26 a 30 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde no Conservatório de Música de Itajaí.
 
 
Mais informações sobre as oficinas no site da prefeitura, clicando aqui. Ou na Fundação Cultural, no telefone (47) 3349-1516. Para outros detalhes da programação de shows, oficinas nos bairros; eventos paralelos e informações adicionais, clique aqui.




Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários