Lançamento e Oficina do método Caxixi acontece hoje (5) em Floripa

05 de novembro de 2015, por Rafael Ferraz
"Caxixi tem o formato reconhecível em qualquer lugar do mundo, do modo solo ou em par", explica o percussionista Luiz Sampaio, autor do livro 'Caxixi, brasileiro', que será lançado hoje (5), junto de oficina prática no espaço Garagem 2020, em Florianópolis (SC). O livro, de acordo com divulgação do evento, "vem acompanhado de um punhado de exercícios que podem levar em muitos graus a capacidade de independência e coordenação motora de um músico."
 
 
Autor ou co-autor dos livros presentes no site Pandeiro Brasileiro, Sampaio sugere que a "combinação dos instrumentos com o Caxixi, como a Bateria, Conga, Bongô, entre outros, é um convite para produzirmos exercícios e ritmos com muito suingue e formas de manuseio criados especialmente para eles". Essa é uma característica interessante que obriga a procura de aperfeiçoamento e descobertas de tudo que os instrumentos nos oferecem.

"Venha conhecer seu próximo e agradável desafio, e prepare-se para alcançar uma técnica de chocalhar o que a pouco tempo atrás seria desconhecido, com um suingue que você ignorava. Bons Estudos!", convida Luiz Sampaio, inventor e fabricante do Ceramofone, teclado de percussão feito de cerâmica. 
 
 
Além de autor, o músico, professor e compositor de músicas para grupo de percussão, Luiz Sampaio é bacharel em percussão pelo Instituto de Artes do Planalto (UNESP). Timpanista e percussionista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e formou o Grupo Livre Percussão (inspiração do Glip - Grupo Livre de Percussão) ambos na década de 80. 

Sampaio foi o primeiro professor de percussão erudita da região norte do Brasil, em Belém do Pará, na Fundação Carlos Gomes. Timpanista e percussionista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina entre os anos de 1993 e 2007, além de professor do projeto Orquestra Sinfônica das Comunidades da cidade de Florianópolis. 

Estarão à venda com preços promocionais o método Caxixi, entre outros métodos já lançados pelo autor, além de instrumentos diversos de percussão.
 
 
Assista abaixo uma amostra do trabalho, a mistura de Caxixi com Bateria:
 
 


SERVIÇO: 

Lançamento e Oficina do método Caxii com Luiz Sampaio
Data: Quinta-feira, 5 de novembro
Horário: Às 19h
Local: Garagem 2020 
Endereço: Rua Vera Linhares de Andrade, 2020 - Córrego Grande, Florianópolis (SC)
Ingressos: Entrada gratuita
Informações: (48) 9619 7220 e 9617 9994 | Evento facebook
Apoio: Garagem 2020 | Grupo Livre de Percussão



Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários