Morre Andy White, baterista do primeiro hit dos Beatles

13 de novembro de 2015, por Rafael Ferraz
 
O músico escocês Andy White, baterista que gravou o primeiro hit dos Beatles, "Love Me Do", antes do quarteto britânico se tornar famoso, morreu aos 85 anos, segundo informações da agência France-Presse, nesta quarta-feira (11). De 27 de julho de 1930, ele faleceu no dia 9 de novembro de 2015.

Nascido em Glasgow, Reino Unido, White já vivia há muitos anos nos Estados Unidos, onde ensinava bateria e flauta escocesa. Ele morreu esta semana em sua casa, em Nova Jersey, como postou no Facebook a banda New York Metro Pipe Band, à qual pertencia. 
 
 
No início dos anos 1960, vivia em Londres, mas já estava familiarizado com a cena musical americana, quando cruzou o Atlântico para tocar com grandes artistas como Chuck Berry e Bill Haley and the Comets.

Como o próprio White recordou, o produtor Ron Richards o chamou em 1962 para trabalhar em uma sessão de três horas para a gravadora EMI:

"Isso era tudo o que eu sabia. Eu já tinha ouvido falar dos Beatles, porque a minha primeira mulher Lynne era de Liverpool e tinha mencionado o grupo, mas não sabia muito sobre eles", disse ele ao jornal 'Britain's Daily Record' durante uma entrevista em 2012.
 
 

No entanto, White disse que ficou impressionado com os Beatles e que os considerou um grupo britânico muito original, porque eles "não faziam meras cópias da música que era produzida nos Estados Unidos".

White substituiu Ringo Starr na gravação americana de "Love Me Do", o que foi suficiente para transformá-lo no "quinto Beatle". Mas, logo depois, Ringo assumiu a bateria em tempo integral e tocou para a versão britânica de "Love Me Do".

Apesar de a carreira de White com os Beatles ter sido curta, ele tocou bateria para muitos artistas, incluindo Tom Jones em 1965.
 
 


 
Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários