Música Instrumental chega às escolas municipais no interior paulista

30 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
Parceria da Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba (Sedu), com o projeto 'Vintena Brasileira - Concertos Didáticos' garante o acesso à música instrumental nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba (SP). Projeto que recebe incentivo por meio da Lei Rouanet, conta a parceria com a Sedu dentro do Programa Escola Viva - Musicalização.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento de música instrumental brasileira, o projeto ajuda a formar público para o segmento musical através da realização de concertos didáticos. "A música é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, que pode promover a elevação da autoestima e ampliar o universo criativo de estudantes e professores", segundo nota de divulgação.

O projeto oferece oficinas preparatórias, em aulas de 2 horas, para todos os professores das escolas participantes. Depois da oficina, cada professor desenvolve o tema durante um período em sala de aula com seus alunos. Desenvolvendo o trabalho em sala de aula, ficam todos preparados para receber o Grupo Vintena na escola.

Nessas oficina há debates sobre os modos de trabalhar o conceito de orquestra, música, ritmos, com foco no trabalho da Vintena Brasileira. A orquestra de música instrumental brasileira é formada em 2003 por alunos do Conservatório de Tatuí adeptos da escola musical de Hermeto Pascoal, a chamada "música universal”. 

Ainda de acordo com a nota  da Vintena, o projeto já despertou o interesse de alunos não só pela música, mas pela qualidade musical que foi oferecida. "Existem casos de alunos que assistiram e agora realizam algum curso de música instrumental."

Na quarta-feira passada, apresentação escola Prof. Edemir Antonio Digiampietri, na Vila Barão, contou com aproximadamente 300 alunos durante 1h10. Já nesta quarta-feira (29), foi a vez dos alunos da escola Prof. José Carlos Florenzano, no Jardim Santa Esmeralda.
 
 
Ainda haverá apresentações em mais colégios da rede municipal de Sorocaba, veja abaixo: 

Dia 5 de novembro - escola municipal 'Prof. Oswaldo Duarte', no Wanell Ville II.

Dia 19 de novembro - escola municipal 'Prof. Walter Carretero', no Ana Paula Eleutério.

Dia 21 de novembro - escola municipal 'Prof. Benedito Jose Nunes', no Parque Esmeralda. 

Dia 10 de dezembro - escola municipal 'Prof.ª Genny Kalil Milego', no Herbert de Souza.
 
 
 
Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários