Percussão: Grupo faz concerto com materiais de escritório como instrumentos

22 de abril de 2015, por Rafael Ferraz
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, cidade do interior do Estado de São Paulo, utiliza objetos inusitados em seu próximo concerto, agendado para esta próxima quarta-feira, 29 de abril. O concerto será a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira.
 
 
Coordenado por Luis Marcos Caldana, o grupo utiliza materiais de escritório -- papel sulfite, grampeadores, clips, computador, cadeiras e arquivos -- para apresentar as obras "A 4 - Manipulação de Papel e Voz", de Antônio Nunes, e "Office Max", de Chris Crockarell. Ambas serão apresentadas pela primeira vez em Tatuí.

O repertório do concerto interpreta ainda obras de Ronald Lo Presti ("Prelúdio e Dança"), apenas com os barrafones (marimba, vibrafone, xilo, bells e campanas), e obra de Edson Zampronha para cinco percussionistas com latas, cowbells, gongos, tumbadoras, templeblock's e bongôs. 
 
 
"Renan Dias Bueno fará o solo de marimba da peça 'Time Traveler', de William L. Cahn, cujo caráter é ritmo africano com participação de mais quatro percussionistas", destaca o coordenador Luis Marcos Caldana, segundo nota da Secretaria da Cultura do Estado enviada à imprensa.

Ainda será apresentada a obra de Ramon Meyer, "Toccata sem Instrumentos", fazendo percussão corporal. O encerramento será com a obra "Cuba", de Paulo Flores, composição que integra CD do grupo. "Será um concerto, como de costume, bem eclético, misturando compositores nacionais e internacionais, bem como instrumentação super variada", destacou Caldana.
 
 
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no Brasil. Foi criado em 1975, afim de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música, a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, para o aperfeiçoamento de cada instrumentista assimm como aprimorar a experiência de se apresentar em grupo.


SERVIÇO:

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Data: Quarta-feira, 29 de abril
Horário: Às 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua São Bento, 415 - Centro, Tatuí (SP)
Ingressos: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia entrada) | Alunos do Conservatório não pagam 
Bilheteria: De terça a sexta, das 17h às 19h | Em dias de evento, momentos antes do início das apresentações
Informações: (15) 3205-8444


 
Conservatório de Tatuí Site | Facebook

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários