Percussionista brasileira participa de encontro internacional de música

08 de outubro de 2014, por Rafael Ferraz
O projeto do Departamento de Educação e Cultura dos Estados Unidos com organização da Found Sound Nation, OneBeat incentiva o intercâmbio e a troca de experiências sonoras entre músicos de 19 a 35 anos do mundo todo, à partir de hoje, dia 8 de outubro até 5 de novembro, com representante brasileira na programação.

Evento que recebe músicos da Colômbia, Índia, Egito, Cuba, Indonésia, Iraque, Marrocos, Turquia e Venezuela, nesta terceira edição conta com a única representante do Brasil: a percussionista e baterista pernambucana Lara Klaus.

Dos 1,5 mil inscritos no OneBeat, a brazuca está entre os 25 músicos selecionados para desenvolver novas composições com outros convidados, nos primeiros 15 dias de evento. Depois, com essas novas músicas, saem juntos em turnê com shows e oficinas nos estados da Califórnia, Arizona e Novo México. 

Segundo o site do jornal Diário de Pernambuco, Lara Klaus se inscreveu logo que soube da abertura de edital para participar do projeto. Diante alguns dos pré-requisitos, de acordo com a publicação, a instrumentista mostrou sua experiência em desenvolver oficinas de música nas comunidades.

Com instrumentos principalmente característicos da cultura nordestina, ela desenvolve diversos diversos trabalhos, com destaque para a ONG Integrarte, onde coordena o grupo de percussão Maracaarte. Formado por pessoas com síndrome de Down, este ano foram convidados a se apresentar no Consulado dos EUA no Recife (PE).

Lara Klaus já ministrou workshops na Europa e também nos EUA - na New York University e na escola Maracatu New York. Nas oficinas de percussão, seus alunos aprendem os ritmos de Pernambuco - maracatu, frevo, baião e coco, além da história e a importância de cada um no panorama nacional. 

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Aveiro (Portugal), Lara já tocou com Elba Ramalho, Roberto Menescal, Luciano Magno e André Rio, entre outros. Está na pré-produção do primeiro disco solo, com início das gravações previsto para o início de 2015.
 
Fonte: site Diário de Pernambuco

 

 

Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários