Projeto 74 Rotações terá 4 shows inéditos de quinta a domingo no Sesc

17 de dezembro de 2014, por Rafael Ferraz
 
Em sua terceira edição no Sesc Santana, o projeto 74 Rotações que relembra discos lançados há 40 anos com releituras de artistas contemporâneos, neste ano 2014, terá quatro shows entre 18 e 21 de dezembro, às 21h, e domingo às 18h. Já na quinta-feira (18), o rapper Emicida interpreta o álbum homônimo de "Cartola"; na sexta-feira (19), Luciana Alves e Marco Pereira Trio interpretam "Elis & Tom"; no sábado (20), o disco "Lóki?" de Arnaldo Baptista, é interpretado pelo trio O Terno; e no domingo (21), a banda Los Sebosos Postizos toca o disco de Jorge Ben "Tábua de Esmeralda", que encerra a programação.

"Em 2014, a curadoria do projeto decidiu focar em quatro discos que traçam um panorama da música brasileira de 1974: um marco do samba (Cartola), uma obra consagrada com canções e arranjos da bossa nova (Elis&Tom), um clássico do rock pós-tropicalista (Lóki?) e uma combinação entre balanço, alquimia e psicodelica (Tábua de Esmeralda)", segundo anúncio.

Emicida deve interpretar Cartola, realçando as afinidades do samba com o rap. "É sempre um desafio aceitar mexer em um clássico, uma obra que foi composta e interpretada por um verdadeiro gênio da música. Depois de iniciar os estudos para esse projeto, me dei conta do quão gigante é nosso mestre, mais ainda do que eu pensava que fosse. Emoção e gratidão definem bem o que sinto", diz o rapper que após o lançamento de seu disco "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui" em 2013, se consolidou como um dos maiores talentos da atual geração do rap brasileio. .

Um dos discos brasileiros mais consagrados no mundo, Elis & Tom -- com arranjos da bossa nova -- será interpretado por Luciana Alves e Marco Pereira Trio. Referência na música instrumental brasileira, o trio é formado pelo violão de Marco Pereira, o contrabaixo de Guto Wirtti e o acordeão de Bebê Kramer. "A ideia de cantar qualquer coisa muito emblemática na voz de Elis já traz uma enorme responsabilidade. Minha primeira providência foi pensar numa outra sonoridade, nada a ver com o disco, respeitando a criação sem a pretensão de copiar", relata a intérprete.

Já o trio 'O Terno', com Tim Bernardes (voz e guitarra), Guilherme D'Almeida (baixo) e o baterista Victor Chaves (bateria) mostra o seu rock no universo da música brasileira, revelando mais que originalidade, o fato de serem fãs Arnaldo Baptista. "Os Mutantes é provavelmente a banda que a gente mais gosta no mundo e conhecer o 'Lóki?' na adolescência, depois de destrinchar a discografia e conhecer toda história da banda, foi uma experiência muito emocionante. É um disco delicado e denso mas com a virilidade do Rock n Roll, das obras-primas da nossa música", resume o vocalista Tim.

E o disco mais criativo da carreira de Jorge Ben, "A Tábua da Esmeralda" terá seus arranjos experimentais e a psicodelia das letras inspiradas em alquimia, com a banda Los Sebosos Postizos. Quarteto com integrantes da Nação Zumbi -- o baterista Pupillo, Jorge Du Peixe no vocal, o guitarrista Lúcio Maia, e o baixista Dengue -- inclusive já gravou um disco inteiro com músicas de Ben. "É difícil dizer o que mais me atrai nesse disco, mas é o todo: os arranjos, as cordas, uma psicodelia brasileiríssima. A gente foi seduzido por esse disco de primeira. Eu acho que é meu disco preferido do Jorge Ben por conta da música 'Errare Humanum Est', uma das melhores dele", diz Jorge Du Peixe.
 

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira, 18 de dezembro, às 21h - Emicida interpreta o primeiro disco homônimo de "Cartola"
Sexta-feira, 19 de dezembro, às 21h - Elis Regina e Tom Jobim nas vozes de Luciana Alves e Marco Pereira Trio
Sábado, 20 de dezembro, às 21h - O Terno interpreta "Lóki?", de Arnaldo Baptista
Domingo, 21 de dezembro, às 18h - Los Sebosos Postizos interpretam "Tábua de Esmeralda", de Jorge Ben


SERVIÇO:

74 Rotações - Projeto com artistas interpretando discos clássicos de 1974
Data: De 18 a 21 de dezembro
Horários: Quinta a sábado, às 21h; domingo, às 18h
Local: Sesc Santana
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Jd. São Paulo, São Paulo (SP) 
Ingressos: De R$12 a R$40
Informações: (11) 2971-8700 | 0800-118220 | www.sescsp.org.br

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários