Quinteto Vento em Madeira, com Edu Ribeiro na bateria

09 de agosto de 2012, por Site Batera
Léa Freire (flauta), Teco Cardoso (sax e flauta), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria).

O Quinteto Vento em Madeira está de volta à Casa do Núcleo, para uma quarta temporada neste ano. As primeiras aconteceram em abril, junho e julho. Nesta apresentação, além de músicas do álbum homônimo como Choro na Chuva e Mamulengo, há o "clássico" Luz Negra, de Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso e músicas que estarão no novo disco do grupo, como as inéditas Angulosa (Teco Cardoso), Brasiliana (Tiago Costa), Nívea (Edu Ribeiro), Sambito (Léa e Teco) e Temperança (Léa e Francesca Ancarola).

O Vento em Madeira quer uma música popular e erudita, improvisada e estruturada, camerística, mas com um pouco das ruas. Algo de aldeia e de global que ao mesmo tempo em que valoriza nossa tradição vinda do século passado, aponta para um futuro em que atenção, concentração e responsabilidades serão requeridas.

Os flautistas e compositores Léa Freire e Teco Cardoso têm uma parceria musical duradoura e produtiva, iniciada nos anos 70 no CLAM (escola de música do Zimbo Trio), que já rendeu vários frutos. Os mais importantes são o CD Quinteto, resultante da turnê do primeiro CD de Teco, Meu Brasil (1997); CD Cartas Brasileiras (2007) de Léa Freire, e o álbum Waterbikes (2008) gravado na Dinamarca com o pianista Thomas Clausen, com elogiosas críticas da imprensa. O álbum Cartas Brasileiras acabou tornando-se um panorama da música instrumental paulista contemporânea, envolvendo mais de sessenta músicos em diversas formações. Para abrir o CD, foi escolhida a composição Vento em Madeira, que nos leva a um verdadeiro passeio pelo Brasil. Ficou um desafio: como transpor as novas composições, arranjos e orquestrações para uma formação com menos músicos, mas com as mesmas características?

Nasce o Quinteto Vento em Madeira, formado pelo piano elegante de Tiago Costa, que contribui como compositor e arranjador; o contrabaixo preciso, fundamental e londrino de Fernando Demarco, que retorna ao Brasil após longa temporada morando na Europa; a bateria/percussão polirrítmica e criativa de Edu Ribeiro, que também contribui como autor. "Encontro de uma invisível e poderosa força como a do vento, atemporal, imaterial, com a sólida e enraizada estrutura da matéria/madeira que também o recicla e reoxigena, Yin/Yang, consonâncias e dissonâncias, vento e madeira".

São as madeiras que se articulam ao vento das flautas e saxes de Léa e Teco, também compositores. O trabalho traz oito composições próprias, entre elas, Mamulengo, Frango no Trevo, Vento em Madeira, Viva Júlia e Mamulengo além do Luz Negra, que no CD tem participação especial de Mônica Salmaso.

Vento em Madeira, por Teco Cardoso: "Um grupo é um casamento, forma-se ali uma família e esta não poderia ser mais harmônica. Bom humor e boa vontade, aliada a muita dedicação e admiração mútua. Aos poucos fomos sentindo que o grupo criava uma linguagem própria e que as composições iam amadurecendo. Algo entre o espontâneo e a liberdade da música popular improvisada e o acabamento e o rigor da música de câmara erudita, buscamos ir além, transcendendo limites, apaixonados pela música e seu aprendizado, com a vontade e a disposição de estudar e de melhorar sempre, mostrando um outro Brasil, mais complexo, mais elaborado e talvez até mais contemporâneo - uma opção que dá mais trabalho, mas também muito mais prazer".

QUANTO: R$ 20

Local:

Casa do Núcleo
Rua Padre Cerda, 25.
Alto de Pinheiros
São Paulo - SP
Tel.: 11 3032 8401 / 3815 9714

Fonte: Ejazz

 

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias