Retrospectiva Batera 2014 - parte 2

06 de janeiro de 2015, por Rafael Ferraz
Completando 15 anos no ar em 2015, o maior site do Brasil de bateria e percussão segue no seu ritmo para apresentar a Retrospectiva Batera 2014. Dividida em quatro partes, a retrospectiva apresenta um saldo positivo com mais de 40 bate-papos com alguns dos melhores bateristas e percussionistas do cenário nacional e internacional. 

Acompanhe a 2ª parte:
 
Abrindo a segunda parte da Retrospectiva Batera 2014, em 16 de abril, o site publicou 'Alexandre Cunha e a bateria do seu 'Brasil Plural', sobre a gravação e lançamento de seu quarto disco, as raízes de sua brasilidade e o sentimento de representar seu país em grandes festivais de jazz pelo mundo. 

O batera Ramon Montagner trouxe sua cajonteria ao maior portal brasileiro do segmento, no dia 22 de abril, quando mostrou seu kit de bateria com instrumentos de percussão em perfeita harmonia com os tambores e pratos, e falou da técnica nos pés utilizando diversos pedais para combinar o cajon com a bateria.

A entrevista com o 'internacional' Arthur Rezende em 29 de abril, mostrou a história do baterista de Belo Horizonte (MG) que, aos 32 anos, foi até Los Angeles (EUA) participar do primeiro BeMyBand. O projeto escolheu músicos e formou uma banda com quatro integrantes (baterista, baixista, guitarrista e tecladista) espalhados pelo mundo e que nunca haviam tocado juntos.

Já com o carioca Sérgio Conforti, o bate-papo foi sobre como tocar bateria dentro de um teatro, no dia 8 de maio. Responsável pelo Tambor Carioca, o baterista e percussionista é conhecido do site Batera há mais de dez anos, quando foi entrevistado pela primeira vez. Além da biografia, ele também conversou sobre seu play-along de bateria, em 2011.

No dia 14 de maio, a entrevista foi com o baterista e percussionista Felipe Almeida de Guarulhos (SP), nascido em 1985. Ele falou na época como especialista em Cajon, educador musical na Associação dos Amigos do Projeto Guri (AAPG) e percussionista do grupo IN’Box, de influências do Samba, Jazz, Pop e Fusion.

Em 'Da guitarra para a bateria com Douglas Godoy', texto publicado no dia 26 de maio, o assunto foi sobre uma revelação no cenário de bandas nacionais, a Vanguart -- que é conduzida e ritmada pelo experiente batera e quase quarentão, naquele ano, Douglas Godoy.

Já a entrevista 'Do Brega ao Carimbó, com o baterista Teobaldo 'Juquinha' Junior', em 3 de junho, tratou da música paraense que caminha por influências que fazem do Pará uma região rica em termos de ritmos musicais. Baterista da banda Calypso, Juquinha comentou dos gêneros presentes na música brega, como o Boi-bumbá, Carimbó, Cumbia, Forró, Lambada e Siriá, entre outros.

Internacional, o site Batera apresentou a Música Latina do baterista argentino Daniel 'Pipi' Piazzolla, em 9 de junho. Artista da elite do novo jazz com influências do rock, música eletrônica e tango, Pipi falou da carreira como representante da música latina ao redor do mundo. Neto do famoso artista do tango argentino Astor Piazzolla, Pipi é baterista da banda Escalandrum.

Também foi entrevistado por aqui, o baterista Dieguito Reis, da banda Vivendo do Ócio, em 18 de junho. Grupo do novo rock nacional, Vivendo do Ócio foi criado no Centro Histórico de Salvador (BA), em 2006, quando procuraram um baterista na internet que, em 2008, deu lugar ao atual integrante, Dieguito -- que também é DJ.

Quem fecha a segunda parte da retrospectiva -- destaque em 24 de junho -- é o baterista Paul Lafontaine, pedagogo com Alma de Batera. A entrevista foi sobre o projeto de inclusão social Alma de Batera,  que ensina bateria a pessoas com deficiência e torna acessível o contato com o instrumento. São atividades pedagógicas e dinâmicas corporais com apoio de bateristas renomados que participam de oficinas de estudo com os alunos. 

Amanhã, a terceira parte da Retrospectiva Batera 2014 vai relembrar sobre assuntos como o Mês do Rock, com a polêmica entrevista do baterista Max Kolesne, além do bate-papo com Guga Bento da Velha Dama Doida com Alma de Viking, outras como o Especial Batera: Dia do Folclore, e muito mais.
 
 
 

Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários