Retrospectiva Batera 2014 - parte 3

07 de janeiro de 2015, por Rafael Ferraz
Completando 15 anos no ar em 2015, o maior site do Brasil de bateria e percussão segue no seu ritmo para apresentar a Retrospectiva Batera 2014. Dividida em quatro partes, a retrospectiva apresenta um saldo positivo com mais de 40 bate-papos com alguns dos melhores bateristas e percussionistas do cenário nacional e internacional. 

Acompanhe a 3ª parte:

Sempre trabalhando com parcerias concretas, o maior portal brasileiro de bateria e percussão relembra nesta terceira parte da Retrospectiva Batera 2014, a entrevista sobre a nova fase do 'Teochi Studio', publicada em 1º de julho. Parceiro do site Batera, o estúdio profissional de gravação desde 2001, o Teochi Studio é destaque no interior paulista com ofertas, cursos e novos serviços.

Assim como a data celebrada em julho, a entrevista do dia 16,'Especial Mês do Rock com o Baterista Max Kolesne' gerou bastante polêmica nas redes sociais. Seguindo no ritmo do mês do Rock, na conversa com o baterista do Krisiun, considerado o Schumacher do double bass, ele falou tudo o que pensa sobre o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho.

Já o 'QN Quarteto: Música instrumental e experimental brasileira no site Batera', texto publicado dia 30 de julho contou com o baterista Wagner Vasconcelos. O QN Quarteto, formado em 2006, abusa de compassos quebrados, convenções, modulações métricas, solos e improvisos. Na época, o grupo trabalhava na finalização do seu segundo disco, "Músicas de Rádio", e acabava de lançar o vídeo curta metragem/clipe da música "Bingoliamoci". Assista aqui.

Baterista da Velha Dama Doida com Alma de Viking, Guga Bento foi entrevistado no dia 4 de agosto. De São Paulo (SP), nascido em 16 janeiro de 1978, o baterista da Mad Old Lady conversou sobre as gravações do segundo disco da banda no Jailhouse Studios, um dos principais estúdios da Europa. Localizado na Dinamarca, do produtor Tommy Hansen, o estúdio gravou bandas como Halloween, Pretty Maids, Jorn e The Play-Offs, entre outras.

Se uma data especial merece destaque, o 'Especial Batera: Dia do Folclore com Cássio Cunha' disponibilizou em PDF uma levada do músico em versão para download. Publicada em 22 de agosto, a entrevista mostrou que, além de baterista, o músico também é autor, professor, pesquisador, produtor, compositor e grande entusiasta da cultura musical brasileira. Ele gravou um vídeo exclusivo para o site Batera. Assista aqui.

O 'Especial Batera: Dia do Folclore' também contou com Caio Ignácio - percussionista, baterista, cantor e compositor de Ribeirão Preto (SP). Músico autodidata, o entrevistado que se profissionalizou em Campo Grande (MS) e vive na cidade de São Paulo, contou um pouco da carreira e sua opinião sobre a percussão no País.

Sucesso nas redes sociais com mais de 12 mil compartilhamentos e 1 milhão de visualizações, o vídeo do percuterista Mazinho Lima foi pauta do bate-papo Batera no dia 27 de agosto. Com 25 anos de estrada, Mazinho Lima publicou um vídeo onde abusa da polirritmia em ritmos brasileiros, tocando bateria e percussão ao mesmo tempo. Assista aqui.

Mais uma vez dando as caras por aqui, a percussão Pop de Guga Machado foi tema da entrevista de 3 de setembro. Músico versátil e experiente, o percussionista autor de artigos já publicados no site Batera falou sobre o trabalho em que acompanha a carreira solo de Paulo Ricardo (RPM) e o artista Tiago Abravanel em sua turnê do trabalho 'Eclético'.

Realizado com sucesso no interior paulista, o 'Encontro de Bateras de Piracicaba 2014' foi tema do bate-papo Batera de 9 de setembro. O evento é organizado há 8 anos pelo baterista André Moreira Neto em parceria com o Sesc e, já recebeu músicos de renome Nacional e Internacional como, Cuca Teixeira (Maria Rita), Lauro Lellis (Tom Zé), Ivan Busic (Doctor Sin), Christiano Rocha (Zezo Ribeiro), Giba Favery (Jair Rodrigues).

De volta ao bate-papo Batera no dia 18 de setembro, o parceiro de longa data do site, Bruno Gafanhoto falou da carreira em plena ascensão e muitas novidades desde sua última entrevista em 2012. Depois de estudar com Jason Tiemann, John LaBarbera e fazer aulas com Kendrick Scott, ele conversou sobre o mestrado nos Estados Unidos; a experiência de viver fora de seu País; as diferenças; os principais prós e contras, e muito mais. 

Em 'O Surto: Banda está de volta e lança videoclipe amanhã', texto publicado dia 24 de setembro, apresentou o baterista Marcos Morini, conhecido como Markão Batera. Além do bate-papo, a notícia foi o lançamento oficial do novo videoclipe filmado e produzido pelo famoso fotógrafo do Surf, Rick Werneck, que tem tudo a haver com a música escolhida: 'Litoral', do álbum 'De Onde Foi Que Paramos Mesmo?' (2007).

O site Batera apresentou também o baterista Marcelo Seghese com sua bateria eletrônica em 2 de outubro. A conversa também tratou de temas como, encontros, oficinas e eventos que revelam grandes talentos. Musico do interior paulista, ele participou do último Encontro de Bateras de Piracicaba realizado em setembro de 2014. Na ocasião, ele ministrou um workshop sobre como incorporar sons eletrônicos na bateria moderna. 
 
Amanhã será publicada a quarta e última parte da Retrospectiva Batera 2014 com as entrevistas que fecharam o ano que passou.
 



Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários