Reverenciando a Música Brasileira

16 de julho de 2012, por Site Batera
O Conservatório Dramático e Musical "Carlos de Campos" de Tatuí apresentou a sua 19ª edição do Painel Instrumental, entre os dias 1 a 7 de julho.

Sob a coordenação de Érica Masson, o evento trouxe uma programação que percorreu do sinfônico ao popular.

As atividades pedagógicas englobaram as modalidades de aulas de instrumento, masterclasses, ensaios abertos e muita troca de informações, culminando numa apresentação final, composta por alunos e professores.


Aprendendo a todo instante

Os bolsistas, previamente selecionados através de um teste, tiveram a oportunidade de participar de oficinas que vão de aulas de instrumento à prática de conjunto. Alex Buck foi o convidado a ministrar as aulas de bateria e prática de conjunto deste ano.


As aulas e o masterclass de percussão ficaram por conta do grande percussionista, baterista e compositor Emílio Martins. Emílio trouxe toda a sua pesquisa sobre a influência dos ritmos africanos na música brasileira, passando também pela cultura árabe e indiana.


Um masterclass especial trouxe um novo "olhar" e um novo "ouvir" aos privilegiados que estavam presentes naquela tarde.

Com o tema "Bateristas e Prateristas", o mestre Márcio Bahia e Hernan Voyzuk da Bosphorus deram uma aula sobre a escolha e combinação dos pratos e sua relação com os tambores e a música como um todo. É simplesmente impossível ter a mesma visão (e audição) depois de conhecer os conceitos que foram apresentados.

Foto por Hernan Voyzuk

Sem dúvidas, um dos pontos fortes do festival é este contato entre alunos e músicos de destaque nacional e internacional. Poder interagir, tirar dúvidas e perceber de perto como estes profissionais encaram a música, tanto artística quanto pedagogicamente, abre uma nova gama de possibilidades aos discentes.

Shows

A cada noite ocorreu uma apresentação especial que contou com a presença da Orquestra Jazz Sinfônica, Jota P. Quarteto, Trio Macaíba e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Trio Ciclos, Nenê Trio e Big Band do Conservatório de Tatuí, apresentação dos alunos e professores do Painel Instrumental e o encerramento com Hermeto Pascoal e Grupo.

O 19º Painel Instrumental fica registrado como um dos melhores festivais já realizados no Conservatório de Tatuí. Lembrando que em 2013 tem mais!
 
Foto por Carlos Calado
 
 
 
Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias