Saiba tudo sobre a direção musical de “Somos Tão Jovens”, que está em cartaz nos cinemas de todo o B

06 de maio de 2013, por Editorial
'Somos tão Jovens', filme que conta a história da transformação de Renato Manfredini Jr., no mito Renato Russo, mostra como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, fez tanto sucesso e gerou tanta polêmica. Criador de canções como ‘Que País é Este’, ‘Música Urbana’, ‘Geração Coca-Cola’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste Caboclo’, hinos da juventude urbana dos anos 80, suas obras continuam geração após geração com uma crescente legião de jovens fãs.

Entre as histórias, o filme mostra o rompimento com Fê Lemos (hoje baterista do Capital Inicial) no Aborto Elétrico, e a descoberta da homossexualidade de Renato Russo. Segundo a crítica, o ator Thiago Mendonça também vai bem nas cenas em que atua cantando. A produção do filme explica que a voz foi captada ao vivo nas gravações, sem uso de estúdio para os vocais. No início do longa, os momentos musicais são superiores aos diálogos. 

Sob produção musical de Carlos Trilha, que fez dos dois álbuns solo de Renato Russo (“The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”), o filme tem sonoridade de show ao vivo. Trilha, que também tocou na Legião Urbana em duas turnês como tecladista, era o nome certo para assumir a direção musical do longa-metragem, segundo o diretor Antonio Carlos da Fontoura. A juventude de Renato Russo antes da fama na Legião Urbana é retratada com a atuação de Thiago Mendonça, com 1h45 de duração, no filme que estreia no dia 3 de maio nos cinemas brasileiros.

Durante as filmagens, o músico e produtor Trilha, diz que, em alguns momentos, chegou a se emocionar ao lembrar de Renato Russo - presença marcante  em sua carreira: “Ele me ensinou a produzir álbuns, meu ofício hoje, e mudou minha forma de ver a música”, disse. "A energia que surge quando uma música está sendo tocada para valer faz muita diferença”, observa Trilha. Além das aulas para o elenco, também compôs os temas incidentais, e foi responsável pela captação das músicas tocadas ao vivo. 

O filme estreou na sexta-feira, dia 03 de maio. Nas redes sociais disponibiliza conteúdo, fotos e notícias dos bastidores do filme. O batera.com.br publicou na semana passada uma série de matérias sobre o filme. Confira!

 

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários