18 de junho de 2013, por Editorial

O Santos Jazz Festival retorna em sua segunda edição, após o sucesso de sua estreia, com mais ritmos, sonoridade e grandes artistas. Com o apoio da Associação dos Artistas, o evento começa hoje, dia 18, e vai até 23 de junho. Egberto Gismonti fará o concerto de abertura, no Teatro do Sesc Santos, prometendo levar ao palco, todo o virtuosismo que lhe tornou conhecido internacionalmente, especialmente pela capacidade de improvisação.
Serão seis dias de shows, 60 horas de música, 24 espetáculos e mais de 200 músicos envolvidos. Ano passado, 10 mil pessoas marcaram presença. Para 2013, a expectativa é que 15 mil participem das apresentações musicais e, 600 pessoas, das oficinas musicais, com público formado por músicos locais e estudantes de música.
Gratuito, desta vez o evento terá mais espaços em Santos e também chega a Cubatão. Na programação, nomes reconhecidos no país e no mundo, como Nuno Mindelis, Banda Mantiqueira, Romero Lubambo, Leny Andrade e Robertinho Silva. Da baixada Santista, é certa a presença de Chico Gomes, Babi Mendes, Marcos Canduta, Banda Druidas, Jazzileira, entre outros.
Entre as atrações internacionais estão Stafford Hunter, trombonista norte-americano, que já integrou as bandas de Amy Winehouse, Tony Bennett e Joss Stone, e o cubano Yaniel Matos, que se apresentará tendo como convidado o cantor Max de Castro.
O festival é patrocinado pela Vale Fertilizantes e tem apoio e parcerias com Associação dos Artistas, Prefeitura de Santos, SESC Santos, Sabesp, do Governo do Estado de São Paulo e da ESAGS – Escola Superior de Administração e Gestão. É organizado pela DC Realizações em parceria com a GPA Cultural. A produção cultural é de Jamir Lopes.
Para participar das oficinas é preciso fazer inscrição pelo
site.