Vem aí o 1º Encontro de Bateras de Sorocaba & Região

22 de setembro de 2014, por Rafael Ferraz
 
Pela primeira vez em Sorocaba, no interior de São Paulo, será realizado no domingo, dia 26 de outubro, a primeira edição do Encontro de Bateras de Sorocaba & Região, projeto idealizado pelo baterista Paulo Souza. Segundo ele, dispensando o exibicionismo ou qualquer forma de competição, o principal objetivo do evento é unir todo os bateristas - iniciantes ou avançados, amadores e profissionais - criando maior interação e a importante troca de informações entre os músicos da cidade e região. 

Realizando um sonho aos 33 anos de idade e tocando bateria desde os 13, Paulo Souza é conhecido no cenário musical sorocabano como Paulo Peba. Baterista 'amador' que, segundo ele "não se imagina vivendo sem suas rotineiras batucadas", a ideia de realizar o Encontro de Bateras nasceu após participar do Bateras 100% Brasil na Virada Cultural de 2011, em São Paulo (SP). Tocando com sua filha Laura que na época tinha 12 anos, e mais de 250 bateristas, ele pensou em como seria bom realizar algo do gênero em sua cidade. 

Com o apoio do site Batera na cobertura jornalística, o evento a presença confirmada do baterista Gerson Lima Filho, articulista deste portal, o maior do Brasil sobre bateria e percussão. Convidado especial, Gerson é colaborador do Alma de Batera - projeto de inclusão social sem fins lucrativos que proporciona o primeiro contato de pessoas com deficiência com a bateria, criado pelo baterista e pedagogo Paul Lafontaine.
 
"Penso em levar os alunos por que é uma nova experiência para eles. É importante que toquem com outros bateras do cenário que já são referência como músicos e, agora, como seres humanos", comenta Lafontaine.

Projeto realizado na capital paulista com o apoio de renomados bateristas na realização de oficinas de estudo, o Alma de Batera também estará presente neste primeiro encontro, com seus alunos de bateria. Sem ter nenhum envolvimento direto com esse projeto, mas emocionado com tal iniciativa de inclusão, o idealizador do Encontro de Bateras de Sorocaba quer ajudar a expandir esta ação social e diz mais: "Quem sabe, levá-la também à nossa tão amada cidade".
 
Mostrando esse lado humano de grandes bateristas que já apoiam o Alma de Batera, como o Cuca Teixeira, João Barone e a Vera Figueiredo, entre tantos outros, a ideia também é incentivar e servir de exemplo aos sorocabanos.
 
"Também queremos, através da nossa afinidade com o instrumento, da alegria e energia transmitidas com nossas baterias, incentivar outras pessoas a iniciar os estudos na prática das batucadas", diz Paulo Peba.
 
"Aproveitaremos tudo isso também para, através do lucro da bilheteria, angariarmos recursos para o Alma de Batera. Vamos fazer de tudo isso uma grande festa!", conclui o idealizador do 1º Encontro de Bateras de Sorocaba & Região.
 

  Assista abaixo ao vídeo de Paulo Souza em celebração ao Dia do Baterista, comemorado no último sábado - dia 20 de setembro:

 
Acompanhe as atualizações aqui e também no Facebook: Encontro de Bateras de Sorocaba | Paulo Souza | Batera.com.br

Informações através do e-mail: bateras.sorocaba@gmail.com
 

Galeria de imagens

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários