Please please me - The Beatles

06 de outubro de 2014, por Marco Júnior
Primeiro disco de estúdio dos Beatles, Please Please Me foi lançado dia 22 de março de 1963, na versão "mono". Já a a versão "estério" saiu dia 25 de abril. Gravado no Abbey Road Studios, em três sessões - setembro e novembro de 1962 e fevereiro de 1963 - o álbum foi lançado pela gravadora Parlophone e produziodo por George Martin. Cada sessão durou cerca de 3 horas, produzindo uma representação da banda no Cavern Club.
 
O áudio soa como se fosse um trabalho ao vivo, e foi gravado no mesmo dia em apenas 585 minutos, totalizando 9 horas e 45 minutos. Com 14 canções, oito delas escritas por Lennon/McCartney, em 2003 alcançou o número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos, na revista Rolling Stone. A publicação também colocou as canções "I Saw Her Standing There" em 130º e "Please Please Me" em 184º lugar na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.

Lançado nos Estados Unidos com a maioria das canções de Please Please Me no álbum da Vee-Jay Records, trazia o título Introducing The Beatles, em 1964 - com as mesmas canções do álbum inglês mas com capa diferente. Depois saiu no álbum da Capitol Records, chamado The Early Beatles em 1965. Com o título Please Please Me, foi lançado neste país somente após a padronização mundial do catálogo dos Beatles.

Disco de sucesso, recentemente um fã chegou a pagar US$ 37 mil por uma cópia desse álbum de estreia dos Beatles. Mas como publicado no Facebook Batera, o alto valor tem uma justificativa: a contracapa do disco foi autografada pelos quatro integrantes da banda britânica. A raridade foi leiloada através de um site, e o ganhador só saiu depois de 39 lances feitos pelo álbum.

A gravação terminou com o cover de "Twist and Shout", a última a ser gravada. Já "Hold Me Tight", gravada na mesma sessão, foi usada no álbum posterior, gravado dia 12 de setembro de 1963. No Brasil, a faixa "I Saw Her Standing There" saiu no álbum Beatlemania de 1964 e "Please Please Me", "Boys", "Twist and Shout", "Baby It's You" e "Do You Want To Know A Secret" no álbum The Beatles Again. "A Taste Of Honey" e "There's A Place" foram lançadas em EP em 1964 junto com "Twist And Shout" e "Do You Want To Know A Secret". E "Love Me Do" em outro EP no mesmo ano.

Em 1976, com a unificação da discografia mundial, os LPs passaram a ter a mesma capa, canções e nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987. Please Please Me foi gravado em dois canais, com os instrumentos em um canal e os vocais em outro. Um fato curioso na música "Love Me Do" - a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962, foi gravada por três bateristas diferentes: no single saiu a versão com Ringo Starr na bateria, no álbum Please Please Me a versão de Andy White na bateria e a de Pete Best só foi lançada no Anthology 1. 

George Martin, decidiu que a foto da capa fosse dos quatro integrantes na escadaria da EMI. A foto foi tirada por Angus McBean, e usada posteriormente para a capa da coletânea The Beatles 1962-1966. O disco traz John Lennon no vocal, guitarra e gaita; Paul McCartney no vocal, backing vocal e baixo; George Harrison na guitarra, vocal e backing vocal; e o baterista Ringo Starr, no vocal e percussão. Participaram ainda George Martin no piano em "Misery" e celesta em "Baby It's You"; e Andy White na bateria em "Love Me Do" e "P.S. I Love You".

 

 
Veja também: Partituras recentes