Jost Nickel's Groove Book

14 de outubro de 2015, por Site Batera
Em uma época em que se destacam as milhares de notas por segundo e os malabarismos mais audaciosos, alguns autores se dedicam à verdadeira arte da bateria, o GROOVE! 

O alemão Jost Nickel é um dos exemplos de dedicação e amor ao estudo do nosso instrumento. Com o livro intitulado "Groove Book", ele demonstra de forma prática, organizada e clara, ideias funcionais, que podem servir de ponte para o leitor expressar toda a sua criatividade, ao mesmo tempo em que carrega a responsabilidade de ter as rédeas da música em suas mãos (e pés)!

O livro

Com uma edição super organizada, seus 12 capítulos e mais de 200 exemplos em áudio destrincham alguns dos principais elementos que compõem um groove. Sempre partindo de uma base simples e conhecida, fica fácil de identificar os elementos propostos e colocar nossas próprias ideias para "rodar neste sistema".

São contemplados alguns conceitos que ele chama de "Groove Design", "Do It Yourself", mostrando o processo de construção de alguns exemplos do livro. Você também encontra material sobre Grooves Lineares, Deslocamento de Bumbo e Caixa, Técnica de Pedais e muito mais (no final desta página você encontra um link para uma demonstração em vídeo).

Vale um destaque para o último capítulo, onde são discutidas questões sobre situação de estúdio versus palco, tocar ao vivo com click, a relação da pulsação com a adrenalina do momento, e muitos outros temas que devem fazer parte do repertório de qualquer baterista que leva seu instrumento a sério.

Conclusão

Sem dúvida este é um material elaborado com muita competência e critérios. Se você realmente quer mudar, não somente o som do seu instrumento, mas o "feeling" da sua banda toda, o Groove Book é um dos melhores meios de te mostrar como fazer isso!



Clique aqui para adquirir o livro.

Sobre o autor

Jost Nickel é um dos grandes nomes da nova geração de bateristas alemães. Muito requisitado em gravações e turnês, como seus amigos e contemporâneos Benny Greb, Marco Minnemann e a recém emergente Anika Nilles (sua aluna), Jost está levando a bateria para novas direções. Ele estudou na Drummers Collective em Nova York e já trabalhou com músicos como Barry Finnerty, Randy Brecker, Jan Delay e Disko No.1 e Seeed. Jost é um tutor na Music Academy de Hamburgo e University of Popular Music and Music Business em Mannheim. Ganhou reconhecimento mundial como palestrante no PASIC e Montreal Drum Fest.

Comentários

Veja também: Últimos reviews