Método Bateria Brasileira

07 de abril de 2008, por Adalberto Brajatschek (Magoo)

O Método Bateria Brasileira está sendo lançado em nova edição, e recebe o apoio do Ministério da Cultura. Esta nova edição é feita com fotolito, possui acabamento em papel couchet, CD prensado na Sonopress e um conteúdo de extremo valor.

Desde o início fica claro que este livro tem uma proposta verdadeira. Sem rodeios, Christiano Rocha desmistifica o conceito de que “professor” ou “músico profissional” é um Deus. Na verdade, os grandes são grandes porque estão sempre em busca de mais conhecimentos, novas abordagens, e por aí vai.

Teve coragem de abordar aspectos importantes, que geralmente os iniciantes têm dúvidas, e onde tantos outros “profissionais” mascaram em prol do marketing pessoal. O material todo possui uma linguagem muito simples e direta. Seja o leitor um estudante, um curioso, pesquisador ou executante de outro instrumento, vai “sentir na pele” como é o mundo de um baterista.

Cada estudo de ritmo tem um texto introdutório explicando as características e origem do ritmo em questão. É extremante importante sabermos a origem do que estamos estudando. Também são citados nomes de artistas do estilo. Uma ótima referência para pesquisa. Como diz o autor, OUVIR é uma das partes mais importantes do estudo.

São abordados detalhadamente o Baião, Bossa Nova, Frevo, Jequibau, Samba, Samba Reggae e Xote, além de um guia de outros ritmos Brasileiros que vai da Batucada ao Xaxado.

O Método explora os ritmos, do seu básico (raiz) até variações mais complexas, como modulações métricas e compassos quebrados (compassos que fogem da métrica original do ritmo). Isso faz com que o ritmo possa ser tocado tanto na sua forma original, onde se usa a música para dançar, quanto em grupos de música instrumental, onde se vai mais além do que a forma original do ritmo.

Outra parte super importante é a seção onde o autor fala sobre composição de peças (solos) para bateria. Geralmente quando falamos em solo de bateria, já vem na mente aquele monte de notas, técnicas, velocidade, mil instrumentos, pratos balançando – ou seja – BARULHO! Nesta seção Christiano explica sua concepção de solo e mostra como fazer MÚSICA na BATERIA.

O livro conta ainda com dezenas de exemplos de levadas feitas por grandes nomes da Bateria Brasileira, como Paulo Braga, Wilson das Neves, Edu Ribeiro, Edson Machado Téo Lima, Carlos Bala, Robertinho Silva e muitos outros; além do guia de ritmos, todas as combinações possíveis das células rítmicas (derivadas do grupo de 4 semicolcheias), discografias e muito mais!

Apresar do autor não se intitular como especialista, deixa um vasto material de estudo e pesquisa sobre ritmos Brasileiros. Muito bem organizado e diagramado, com dicas e exercícios suplementares, possui uma visão clara e fácil de entender. Dá para perceber que o autor se preocupou com todos os detalhes. E claro! O método vem com um CD com duas Composições para Bateria e sete Músicas (com e sem bateria) para você aplicar tudo o que aprendeu.

Onde comprar:
Freenote ou no site oficial do autor

Site oficial:
www.christianorocha.com

Para entrar em contato com Christiano Rocha:
christianorocha@terra.com.br

 

Veja também: Últimos reviews