Pratos RMV Scorpion B20

16 de junho de 2006, por Ricardo Goedert

Continuando a nossa seção de testes, vamos falar um pouco sobre produtos com baixo custo, destinado aos bateras iniciantes, mas também que oferece algo de especial a quem procura equipamentos baratos para tocar sem medo, afinal, não é todo mundo que tem coragem de levar preciosidades para os trabalhos externos, ganhando menos que o dinheiro do “buzão”.

O equipamento da vez é o KIT de pratos RMV Scorpion.

A RMV Imports foi criada recentemente, com o intuito de trazer ao Brasil produtos importados de custo x benefício acima da média. Os pratos são importados de fora e finalizados dentro da própria RMV.

O valor desse kit varia na faixa de pratos nacionais mais econômicos, só que oferecendo uma sonoridade bem diferente e peculiar.

Os Pratos Scorpion são confeccionados em Bronze B20, a mesma liga utilizada por grandes marcas de pratos importados. Liga esta que oferece uma rica gama de dinâmicas e sensibilidade. Todos os pratos do kit tem acabamento tradicional (fosco).

O Kit de pratos Scorpion contém, Hihat 14” Medium, Crash Medium Thin 16”, Medium Ride 20” e um Splash Paper Thin 12” de brinde.

Crash Medium Thin 16”

A sonoridade desse Crash é mais seca, dark, grave. Tem um volume médio, uma boa dinâmica, abre fácil ao menor toque, porém pode variar muito de kit para kit. Eu peguei para testar 3 kits do mesmo modelo, e um dos crashes era muito fechado, pesado, mais duro e sem muita dinâmica, já os outros dois soavam muito bem, até lembrando um pouco mais os pratos Avedis antigos de espessura média. Não é um Crash muito explosivo e com volume poderoso, é um prato que casaria bem para ambientes menores, e até encarando uma gravação na boa. Pelo custo do kit, não há muito o que exigir, mesmo assim sem essa “obrigação”, ele não faz feio.

 

Medium Ride 20”

Esse prato agradaria muito aos amantes do Jazz. A sua condução é mais grave, ping com mais harmônicos, abrindo fácil, porém com bom controle e dinâmica. A cúpula não é um ponto alto, mas está presente, até melhor hoje do que no primeiro lote de Scorpions vindos ao Brasil num passado próximo. Não é um ride para usuários avançados tocarem Heavy Metal, mas resolve a parada, e mais uma vez venho citar, pelo custo que tem, até que sobra.

 

 

 

Hihat Medium 14”

Cheguei no hihat e achei o ponto mais alto do kit. Gostei muito do que ouvi. O Hihat segue a tonalidade mais grave e seca de todo o kit, porém com boa definição, volume médio, e excelente sensibilidade. Ele me lembrou muito a sonoridade de pratos bem mais caros.

 

 

 

 

Splash Paper Thin 12”

Dizem que “cavalo dado não se olha os dentes”, mas nesse caso se olha sim, e se gosta muito do que se ouve. O Splash é extremamente fino, macio, abre bonito com uma sonoridade cheia, com bom volume e excelente dinâmica.

 

 

 

 

Conclusão

Os pratos B20 Scorpion surpreendem pelo que oferecem ao preço ofertado. Os pratos tem um acabamento rústico, mais “feio”, até parecendo que tem trincas, etc... Mas isso faz mais parte do tratamento rústico a qualquer tipo de defeito.

Quem procura um kit para começar, o Scorpion vai atender perfeitamente. E para quem quer um kit barato para tocar na noite sem medo, é uma boa escolha.

O que devemos sempre ter na cabeça ao analisar um produto é: Qual o valor dele, o que há no mercado na mesma faixa de valor, o que ‘este’ oferece e o que o outro oferece. Pensando assim, vamos chegar a uma conclusão adequada.

Preço de mercado aproximado: R$ 750,00

Site do Fabricante
www.rmv.com.br

Veja também: Últimos reviews