Você sabe como escolher um bom professor?

Adalberto Brajatschek (Magoo)
- 6min de leitura

Você sabe como escolher um bom professor?

Seja você um hobista, um músico amador ou alguém que sonha em ter uma carreira profissional, contar com a orientação de um professor experiente é algo essencial!

Basta dar um Google para encontrar centenas de opções. Porém, quando escolhemos receber orientação de alguém, a primeira palavra que vem à mente é confiança. Então, como encontrar um bom professor no meio desse “mar de especialistas”?

Todos nós temos o que ensinar e o que aprender. Afinal, o aprendizado é uma constante que nos acompanha até o final da vida. O grande perigo é quando a pessoa nunca coloca seus paradigmas em cheque. O bom professor não é aquele que “sabe tudo”, mas o que vivencia o que ensina e questiona constantemente os seus conceitos.

Separei algumas ideias para ajudar a quem tem dúvidas de como selecionar um bom professor. São elas:

ENTUSIASMO

O bom professor incentiva, mas também desafia o aluno. Ele nunca se coloca como o “sabe tudo”. Ao invés disso, dá as dicas e deixa o aluno experimentar e concluir o que é verdade para ele. O aprendizado acontece no momento em que o aluno passa a acreditar em um conceito pela sua própria experiência e não simplesmente pela palavra do professor.

EXPERIÊNCIA

A internet está cheia de frases e mandamentos de como ser um bom músico. Fica fácil copiar e colar, escolher uma boa imagem e fazer sucesso (como na velha frase: “fazer gentileza com chapéu alheio”). Seu professor vivencia o que ensina? Ou é um colecionador de frases prontas?

DIDÁTICA

O bom professor percebe as necessidades específicas de cada aluno e propõe caminhos alternativos para ele atingir seus objetivos. Nem todos se desenvolvem da mesma maneira nem buscam o mesmo objetivo. Também é importante lembrar que tocar bem não é sinônimo de ser bom professor! Para esta função são necessárias outras qualidades como paciência, interesse pelo ensino-aprendizado, comprometimento, experiência, entre outros.

"O bom professor não é aquele que sabe tudo, mas o que pratica o que ensina".

DESAPEGO

O bom professor tem interesse pelo aprendizado do aluno e se sente realizado toda vez que um de seus estudantes alcança suas metas. Muitos professores “escondem o jogo”, com medo de que seus alunos o superem. Como eu disse anteriormente, todos têm muito a aprender e a ensinar também. É incrível o quanto se aprende ao dar aulas! Os alunos trazem dúvidas e sacadas que você nunca tinha pensado antes. Essa troca no ensino-aprendizado é o que mais fascina o verdadeiro professor!

COMPATIBILIDADE

Se você já toca e busca aprimoramento em algumas áreas específicas, é sempre bom verificar se seu professor possui experiência e qualidades para poder te ajudar. Claro que todo músico sério busca ser o mais versátil possível, mas dificilmente encontramos alguém que tenha, ao mesmo tempo, a sutileza nas vassouras e uma pegada poderosa no pedal duplo.

ATUALIZAÇÃO

O seu professor investe em si mesmo? Está ligado nas tendências e novidades do mundo musical? Ninguém consegue absorver ou experimentar todo o material que aparece a cada dia, especialmente nessa “corrida virtual”. Mas, tanto o conhecimento do passado quanto uma curiosidade sobre o que há de novo, são requisitos essenciais para um bom professor.

RESPEITO

O bom professor mostra os possíveis caminhos, apresenta a diversidade de gêneros musicais e técnicas, mas nunca impõe seu estilo ao aluno. Ao invés disso, ele o encoraja a usar as ferramentas para expressar sua própria voz.

Para finalizar, deixo aqui um resumo rápido com algumas perguntas diretas que você pode fazer a si mesmo ao escolher um professor:

1. Ele(a) tem experiência em aulas e situações musicais reais?

2. Ele(a) está constantemente se atualizando?

3. Ele(a) se interessa pelo aprendizado ou somente busca uma renda extra?

4. Ele(a) possui conhecimento no gênero musical que você busca?

5. Ele(a) te encoraja a descobrir seu próprio estilo?

Espero ter ajudado com algumas ideias e torço para que você encontre a melhor pessoa para poder te orientar!